Campos tem prisão em operação contra golpe do falso advogado – Manchete RJ – Notícias do Estado do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 3 min


Um homem foi preso na Rua Manhães Barreto, no Parque Leopoldina, em Campos, durante a operação “Lex Falsa”, que mira um grupo que aplica o golpe do falso advogado, na manhã desta quarta-feira (20). A ação foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina e cumpre 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão em mais seis estados.

Os alvos são pessoas físicas e jurídicas que usavam as identidades de profissionais de direito e procuravam as vítimas com documentos verdadeiros ou fabricados para aplicar o golpe. Conforme a Polícia Civil catarinense, os suspeitos pediam dinheiro para liberar supostos valores de processos.

A investigação mostrou que os criminosos inicialmente atuavam em pequenos grupos em cidades do Ceará, como Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú. Com o tempo, eles diversificaram e especializaram as ações, evoluindo de coleta de informações públicas para invasão de sistemas de tribunais e extração de documentos processuais.

Segundo a Polícia Civil, a investigação constatou que houve “qualificação da fraude eletrônica, com a mudança no perfil dos envolvidos nessa prática”. Atualmente, os integrantes do esquema estão em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Bahia.

No Rio de Janeiro, os mandados são cumpridos na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, em Cabo Frio, Região dos Lagos, e em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Até as 9h30, quatro criminosos haviam sido presos no estado.

A operação é conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, no Norte de Santa Catarina, em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC). Os mandados foram expedidos pelo Judiciário catarinense.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 12ª Subseção de Campos dos Goytacazes, Mariana Lontra Costa, disse a  reportagem do Manchete RJ, que “Essa ação demonstra o compromisso das autoridades em combater essa modalidade de crime que afeta não apenas a advocacia, mas toda sociedade. Estamos sofrendo com esse tipo de golpe e buscando incansavelmente alertar e orientar a população sobre essa situação. Ver que providências estão sendo tomadas nos traz um pouco mais de segurança e tranquilidade. Continuaremos trabalhando para prevenir e combater esse tipo de crime”, disse a presidente.  “E repetimos: Não façam transferências de valores mediante oferecimento de vantagens. Importante contactar seu advogado por meio dos canais de comunicação oficialmente disponibilizado por ele, e se possível, faça contato pessoalmente”, ressaltou Mariana.

*Com informações do G1



Conteúdo Original

2025-08-20 09:35:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *