A sessão plenária desta quinta-feira (19/02) marcou a retomada das atividades legislativas da Câmara do Rio. Antes da análise de vetos do Poder Executivo, o presidente Carlo Caiado (PSD) relembrou projetos importantes aprovados pela Casa e destacou as discussões que devem ter relevância este ano. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere também participou da sessão.
Durante o seu discurso, Caiado reafirmou um compromisso que tem guiado a Casa nas últimas legislaturas: diálogo permanente, respeito às posições contrárias e responsabilidade com a cidade do Rio e com os cariocas.
“Este ano teremos vários desafios e inúmeros projetos dos vereadores da Casa serão apreciados. Mas gostaria de destacar aqui um projeto do Poder Executivo, o Praça Onze Maravilha. Tanto a Comissão de Assuntos Urbanos como a Comissão do Plano Diretor já estão atentas a mais essa proposta que visa resgatar o Centro da cidade”, ressaltou Caiado.
O presidente ainda recordou a quantidade significativa de leis aprovadas pelo Parlamento carioca e reforçou a importância da transparência.
“A nossa agenda legislativa nos últimos anos fez da Câmara a Casa mais produtiva do país. Além disso, a participação e a contribuição de vereadores e servidores permitiram que a Câmara recebesse mais uma vez o Selo Diamante de Transparência da Atricon”.
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere disse que a relação harmônica e cooperativa existente entre o Parlamento carioca e o Poder Executivo viabilizou iniciativas que transformaram o cotidiano de quem mora na cidade.
“Os vereadores debateram os grandes temas da cidade e produziram leis que mudaram as vidas dos cariocas para melhor, começando em 2021 com a aprovação da criação da Mobi-Rio, que mudou a história do BRT na cidade, e do sistema de bilhetagem pública municipal. Essa mesma transformação já começa a ser feita com os ônibus regulares, já temos 100 novos ônibus na Zona Oeste e estamos encerrando contratos com antigos concessionários”, apontou o vice-prefeito, que ainda citou a construção do Super Centro de Saúde da Zona Oeste com a doação de recursos economizados pela gestão orçamentária da Câmara do Rio.
Vetos rejeitados
Ainda durante a sessão, os vereadores rejeitaram três vetos da prefeitura a projetos de lei elaborados pelos parlamentares. Todos seguirão para promulgação pela presidência da Casa: Confira abaixo:
Veto total do Poder Executivo ao PL 361/2025, de autoria do vereador Willian Coelho (DC), que dá o nome de Rua Rancho do Nori à rua inominada no bairro de Ilha de Guaratiba.
Veto total do Poder Executivo ao PL 442/2025 de autoria da vereadora Tânia Bastos (Rep), que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do município do Rio de Janeiro o Passeio Ciclístico Mensal da Ilha do Governador.
Veto total do Poder Executivo ao PL 544/2025, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), que declara patrimônio cultural e turístico de natureza imaterial da cidade do Rio de Janeiro o bar Tramelinha.


