Câmara do Rio encerra 2025 com casa cheia e posse da novata Alana Passos (PL)

Tempo de leitura: 4 min


A última sessão de 2025 da Câmara do Rio, realizada nesta terça-feira (16), foi marcada por plenário cheio, pauta enxuta e a posse da nova vereadora do PL, Alana Passos. A novata assume a cadeira deixada por Carlos Bolsonaro, que renunciou para iniciar sua pré-campanha ao Senado por Santa Catarina.

Em seu primeiro discurso, Alana — também ex-deputada estadual — se apresentou como mulher, mãe, cristã, militar, conservadora e bolsonarista, dando o tom de como será seu mandato.

“Será marcado por produção robusta, qualidade técnica e fiscalização permanente do Executivo, com leitura minuciosa do Diário Oficial, contratos e licitações”, afirmou.

‘Bolsonarismo não é um partido, é um movimento moral’

A vereadora aproveitou o momento ainda para agradecer a atuação de Carlos, classificando sua renúncia como uma missão maior. Ela se emocionou ao lembrar que já havia sucedido o senador Flávio Bolsonaro (PL) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

“Bolsonarismo não é um partido, é um movimento moral. […] Fazer uma renúncia não é fácil. Eu sei o que é renunciar a um legado. O Carlos cumpriu muito bem a missão dele aqui no município e agora assume uma missão maior, em nível nacional”, completou.

Senador do PL e secretários da Baixada acompanharam a posse de Alana Passos

Estiveram presentes no Palácio Pedro Ernesto o senador Carlos Portinho (PL-RJ), o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o vice-prefeito de Queimados, Zaqueu Teixeira (SD), além de bombeiros, oficiais das Forças Armadas, paraquedistas e secretários municipais da Baixada.

O broche de vereadora foi entregue por Rosa Fernandes (PSD), que fez questão de acolher Alana e saudá-la como reforço no “clube da Luluzinha”, expressão carinhosa usada por Rosa para se referir ao ainda tímido número de mulheres no Legislativo carioca.

‘Ficamos felizes com a chegada de mais uma mulher’

“Esta Casa é mais acolhedora do que parece. Aqui, independentemente de bandeiras ou siglas, há respeito e convivência. Criamos laços, criamos família. E ficamos felizes com a chegada de mais uma mulher para fortalecer esse espaço”, afirmou.

Durante o discurso, Portinho elogiou diretamente a nova vereadora: “A Alana representa a força das mulheres e chega aqui com preparo, coragem e valores muito claros. A Câmara do Rio ganha hoje uma mulher de fibra, que vai respeitar a cidade e honrar este mandato.”

‘Carlos foi um grande amigo e um grande vereador’

Já o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), ressaltou o simbolismo da transição e destacou a trajetória do filho do ex-presidente: “O Carlos foi um grande amigo e um grande vereador desta Casa. Foram sete mandatos marcados por cordialidade e respeito às diferenças. A Câmara se sente honrada em dar posse à Alana neste momento.”

Na parte legislativa, os vereadores concluíram a tramitação de matérias centrais para o planejamento urbano e orçamentário da cidade. Também foram lidos em redação final o Plano Plurianual do Município para o período de 2026 a 2029 e a Lei Orçamentária Anual de 2026.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/camara-do-rio-encerra-2025-com-casa-cheia-e-posse-da-novata-alana-passos-pl/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *