Calendário Oficial do Rio passa a contar com o “Dia de Nossa Senhora da Candelária”

Tempo de leitura: 2 min

O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, o Projeto de Lei 834/2025, que estabelece o Dia de Nossa Senhora da Candelária no Calendário Oficial da Cidade, instituído pela Lei 5.146/2010. A proposta é do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD), e entrou em vigor na data de sua publicação.

A data será celebrada todos os anos em 2 de fevereiro, reconhecendo a devoção iniciada por volta de 1400, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde, segundo a tradição, a imagem da Santa foi encontrada segurando uma vela — símbolo que deu origem ao nome “Candelária”.

Também conhecida como Nossa Senhora da Luz, a imagem está associada à apresentação de Jesus no Templo, 40 dias após o nascimento. A devoção à Virgem, considerada guia espiritual e intercessora dos fiéis, se espalhou pelo mundo. No Brasil, é reverenciada em diversas cidades, com destaque para a Igreja da Candelária, na Avenida Presidente Vargas, um dos principais marcos religiosos e históricos do Rio.

O templo foi erguido em cumprimento a uma promessa feita pelo casal espanhol Antônio Martins da Palma e Leonor Gonçalves durante uma travessia marítima marcada por forte tempestade. Ao chegarem ao Rio de Janeiro, mandaram construir uma capela em agradecimento pela proteção recebida. Mais tarde, a Irmandade autorizou, em 3 de junho de 1775, a construção de uma nova igreja em estilo barroco, substituindo a antiga capelinha já comprometida pelo tempo.

A inauguração oficial ocorreu em 10 de julho de 1898, 123 anos após o início das obras. Desde então, o templo passou por intervenções para preservar sua arquitetura original e manter viva a tradição religiosa. Ao longo de sua história, a Igreja da Candelária recebeu cerimônias de batizado e casamento de figuras importantes da sociedade e segue aberta a apresentações culturais pelo Projeto Candelária.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *