Búzios e Cabo Frio: obtenção e manutenção da Bandeira Azul

Tempo de leitura: 5 min




A menos de cem dias da COP 30 — Conferência do clima da ONU —, a terceira reportagem da série “Cidades verdes” traz duas vizinhas de praias exuberantes dispostas a zelar pelo ordenamento sustentável dos espaços urbanos e naturais: Búzios e Cabo Frio.
Cabo Frio tem dado passos para consolidar uma agenda ambiental alinhada às urgências do clima. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, vem intensificando ações que contribuem diretamente para a resiliência do território e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A prefeitura tem tratado a pauta ambiental “na condução de uma política pública focada na recuperação de áreas degradadas, no cuidado com os ecossistemas locais e no ordenamento sustentável dos espaços urbanos e naturais”, segundo afirma o prefeito Dr. Serginho.
Praia do Peró, Bandeira Azul
Divulgação
Entre os principais esforços estão a recuperação e proteção dos manguezais, que funcionam como verdadeiros sequestradores de carbono e prestam serviços ambientais fundamentais, como retenção de sedimentos, proteção contra erosão, purificação da água e suporte à pesca artesanal. O município abriga remanescentes importantes desse ecossistema, como os do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, os trechos ao longo do Canal do Itajuru, as áreas do entorno da Lagoa de Araruama, além de fragmentos em Maria Joaquina, Tamoios, Ogiva e Ilha do Japonês, no Peró.
— Além da recuperação ambiental, a Prefeitura tem reforçado as ações de fiscalização em áreas sensíveis e de proteção permanente — informa o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
A atuação integrada da Guarda Marítima e Ambiental, da Unidade de Polícia Ambiental (Upam) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tem permitido respostas rápidas a casos de invasões, desmatamento e incêndios em vegetações nativas. O combate ao esgoto clandestino, informa o secretário, também faz parte desse esforço, em parceria com a Secretaria de Obras, visando à recuperação dos corpos hídricos e à preservação das zonas de mangue e restinga.
Em parceria com o Governo do Estado, está prevista a dragagem e o desassoreamento da Lagoa de Araruama, uma ação fundamental para a recuperação ambiental da região, com convênio já assinado e em fase inicial.
— Cabo Frio continua avançando na construção de um território resiliente, ambientalmente responsável e comprometido com o futuro.
Búzios: ‘Amazônia azul’
Praia do Forno, em Búzios: a primeira Bandeira Azul, desde 2022
Divulgação
Resíduos Sólidos, Abastecimento de Água, Sistemas de Esgoto e Drenagem Urbana. São os quatro pilares em debate no balneário que sedia, em breve, a segunda edição do Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (6 a 10/10). Não à toa, a cidade vem investindo em quatro frentes: reflorestamento de áreas urbanas; reúso de materiais de limpeza de praias; selo internacional de qualidade de praias, a Bandeira Azul, e Unidades de Conservação da Natureza, que também contribui para a restauração dos ambientes costeiros, como por exemplo o Parque Municipal das Dunas e Restingas.
— Estamos implementando um programa que visa o constante plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, eliminar da natureza o lançamento de resíduos, trabalhar a educação e conscientização climática, cuidando do nosso mar territorial que é a nossa “Amazônia azul”. Ou seja, com a criação de unidades de Conservação e movendo as ações socioambientais e climáticas, estamos conseguindo avanços inéditos na cidade. Sem falar das premiações recebidas no G20 pela Onu-habitat pela implementação também das ODS — diz o secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento.
Destaque para o selo Bandeira Azul, são 34 critérios, principalmente a qualidade da água, durante o ano são feitas várias coletas para ver se não está poluída, caso qualquer dos 34 critérios durante o ano não alcance o objetivo, a praia perde o selo internacional de qualidade. A Praia do Forno foi a primeira a conquistar o selo, em 2022. E continua até hoje com ele.



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *