Bilynskyj detalha reunião com Castro

Tempo de leitura: 3 min



Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Com informações do Portal Claudio Dantas. A megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro foi tema de uma reunião entre o governador Cláudio Castro e membros da Comissão de Segurança Pública da Câmara. O encontro, realizado nesta quinta-feira (30), detalhou o planejamento e os resultados da ação policial. O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão, afirmou ao Portal Claudio Dantas que a conversa foi essencial para detalhar a megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

Bilynskyj considerou a reunião “proveitosa”. Segundo ele, os parlamentares tiveram acesso a informações detalhadas sobre o planejamento e execução da operação, que durou mais de um ano e envolveu 180 mandados de busca, 70 prisões preventivas e 30 prisões expedidas pelo Pará.

“A operação culminou na prisão de 113 indivíduos, dos quais 33 eram de outros estados. Lamentavelmente, o saldo de mortos totalizou 115, incluindo quatro policiais”, declarou.

Além disso, o deputado comentou sobre a reação política à ação. Ele afirma que houve uma campanha de descrédito impulsionada por setores políticos de esquerda, que ressaltam a suposta ausência de apoio logístico e policial do governo federal.

“Ficou evidente que o governo federal, sob a gestão do presidente Lula, demonstrou omissão ao não apoiar a Polícia e o estado do Rio de Janeiro na execução da operação”, afirmou.

O presidente do colegiado ressaltou ainda que, apesar das críticas, a operação teve aprovação popular de cerca de 70%.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, o secretário de Polícia Civil do RJ, Felipe Curi, e de parlamentares como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara; Roberto Monteiro Pai (PL-RJ); Cabo Gilberto Silva (PL-PB); Julio Lopes (PP-RJ); Rosângela Gomes (Republicanos-RJ); Sargento Portugal (Podemos-RJ); General Pazuello (PL-RJ); e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ).

Na última quarta-feira (29), o governador Cláudio Castro havia antecipado que a reunião serviria para mostrar “como foi feito o planejamento, como os nossos policiais se prepararam para essa operação tão difícil”. Castro também disse que a reunião iria destacar “o lado do bem, que está lutando pela segurança pública”.

Sobre a megaoperação

A Operação Contenção foi realizada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha e é considerada a mais letal da história do Rio. A ação deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais. Além disso, cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar foram mobilizados para a operação, que resultou na prisão de 113 suspeitos, na apreensão de 91 fuzis, 26 pistolas, 14 explosivos e grande quantidade de drogas.



Com informações da fonte
https://www.a3noticias.com.br/bilynskyj-detalha-reuniao-com-castro/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *