Bicampeão brasileiro de asa-delta, Philip Haegler morre ao se chocar com um prédio em São Conrado, durante voo de parapente

Tempo de leitura: 3 min


O bicampeão brasileiro de asa-delta Philip Haegler morreu, na tarde desta quinta-feira (20), ao bater num prédio, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. O acidente aconteceu na Avenida Prefeito Mendes de Morais, na altura do número 1500. Phil, como era conhecido, chegou a ser socorrido pelos bombeiros e levado, em estado gravíssimo, para Hospital Miguel Couto, no Leblon. Mas morreu logo depois de chegar à unidade.

O piloto foi presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Foi amigo de Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê, um sucesso internacional em esportes como o surfe e voo livre, morto em 1991, também num acidente durante o voo.

Nas redes sociais, o Clube São Conrado de Voo Livre disse que Philip Haegler era uma “referência incontestável na promoção da segurança e no desenvolvimento do esporte” no Rio. As atividades no clube serão suspensas neste fim de semana.

“Bateu voando no prédio 1500, depois de se chocar com outro parapente. No próximo sábado ele faria aniversário. Ele era uma verdadeira enciclopédia do voo livre. Foi Pepê quem ensinou tudo ao Phil, e depois era ele quem ganhava do Pepê. Era nosso herói”, contou Carlos Eduardo Renha da Rocha, o Mosquito, professor de voo duplo, à colunista Lu Lacerda, da “Veja Rio”.

Em nota, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que lamentou o ocorrido e que prestou solidariedade aos parentes e amigos de Phil, esclarece que não exige habilitação para a prática do voo livre, em parapente ou asa delta. O órgão, no entanto, recomenda que os praticantes da modalidade — “esporte radical de alto risco, praticado em todo o mundo e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais” — se habilitem por meio de associações aerodesportivas.

Philip Haegler alertou Pepê sobre as péssimas condições de voo no Japão

Em abril de 1991, Philip Haegler chegou a alertar Pepê, via rádio, para que o amigo se recusasse a participar de um torneio em Wakayama, no Japão, devido às condições do tempo.

“Não salta, Pepê! Não vai dar para chegar ao fim. As condições estão péssimas, vou pousar agora”, disse Phil na ocasião. Pepê, então, respondeu que, “não saltaria”, mas que só tomaria essa decisão se os organizadores quisessem, já que não queria perder pontos no torneio.

Aos 33 anos, Pepê acabou saltando. Tentou fazer um pouso de emergência numa clareira, mas foi sacudido por uma turbulência e se chocou violentamente contra um morro. Horas depois, já após ser socorrido, Pepê morreu a caminho do hospital, aos 33 anos.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/bicampeao-brasileiro-de-asa-delta-philip-haegler-morre-ao-se-chocar-com-um-predio-em-sao-conrado-durante-voo-de-parapente/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *