A tempestade de areia que destruiu nesta semana um grande número de tendas em Black Rock City, a cidade temporária erguida para sediar o festival de contracultura Burning Man, em deserto de Nevada (EUA), também trouxe uma boa notícia.
De acordo com participantes do festival, uma mulher deu à luz uma menina no deserto na noite de segunda-feira (25/8) ou na manhã de terça-feira (26/8), justamente quando a tempestade de areia assolava o local.
Embora os organizadores do Burning Man não tenham confirmado oficialmente o nascimento, vários participantes afirmam ter sido informados pela equipe do evento sobre a ocorrência do parto.
Initial plugin text
“É uma ocasião grandiosa e alegre. Que arco-íris depois da chuva, cara. É tão maravilhoso e te enche de esperança e alegria saber que literalmente a próxima geração já está aqui”, declarou Charles Mae Wanamaker, 42, de Vallejo (Califórnia, EUA), ao “SF Chronicle”.
Charles acrescentou que soube do nascimento por pessoas que trabalham para a direção do festival, que prosseguiu apesar da tormenta. A tempestade de areia derrubou o Domo da Orgia, uma das maiores atrações do Burning Man.
O ‘Domo da Orgia’ no Burning Man foi severamente danificado por tempestade de areia
Reprodução/Instagram
Tempestade de areia destruiu várias tendas e o ‘Domo da Orgia’ no Burning Man
Reprodução/X
“Ela também está sendo chamada de ‘Cidadã Zero’. A primeira cidadã oficial de Black Rock”, finalizou o participante do festival, que ocorre desde 1996.
Hope Nastri, de 56 anos, experiente em edições do Burning Man e amiga de Charles, descreveu o evento como uma “ocasião memorável” que adiciona uma camada emocional a um cenário já extraordinário.
“Este é um lugar tão estranho, único e incrível”, declarou ela. “Ter algo tão alegre e lindo acontecendo aqui é espetacular”, emendou.
O que é o ‘Burning Man’
O “Burning Man” dura nove dias. O evento é realizado desde 1986, quando ocorreu numa praia de São Francisco (Califórnia, EUA) com um grupo de pessoas que se reuniu para queimar uma figura de madeira no solstício de verão. Ele se mudou para o deserto em 1990 e esgotou os ingressos pela primeira vez em 2011. Houve um hiato de dois anos por causa da pandemia de Covid-19.
O festival reúne dezenas de milhares de participantes de dentro e fora dos EUA interessados em experimentação comunitária e social, com foco em arte, autoexpressão e cultura. Um dos destaques do evento é o “Domo da Orgia”, que reúne adeptos do “amor livre” 24 horas por dia, com exigência de sexo seguro. Os participantes se comprometem a limpar o local e deixar o deserto nas mesmas condições (ou melhores) em que o encontraram. Muitos consideram o “Burning Man” uma experiência transformadora que vai além de um simples festival.
Engarrafamento gigantesco rumo à cidade temporária que abriga o ‘Burning Man’ em Nevada
Reprodução/X
Participante fala com policiais no local onde ocorre o ‘Burning Man’, em Nevada (EUA)
AFP
“Diversas agências policiais patrulham Black Rock City, e você corre o risco de ser multado, preso ou despejado se infringir a lei. O Burning Man não promove nem tolera atividades ilegais de qualquer tipo”, alerta a equipe de produção do festival.
Os 10 princípios do Burning Man
1. Inclusão. “Todo mundo pode fazer parte do Burning Man. Damos as boas-vindas e respeitamos o desconhecido. Não existem requisitos para participar da comunidade”.
2. Economia do presente. “Dar um presente não significa que deva existir uma troca por algo de valor igual”, esclarecem as regras do festival.
3.Desmercantilização. “Queremos criar um entorno sem patrocínios comerciais, transações e anúncios”.
4.Autossuficiência. “O Burning Man ajuda o indivíduo a descobrir, exercer e depender de seus próprios recursos”.
5.Liberdade de expressão.
6.Esforço comum. “Valorizamos a cooperação e a colaboração. Queremos criar conexões, espaços públicos e arte que ajudem na interação”.
7.Responsabilidade cívica. Os participantes devem respeitar a lei e assumir responsabilidade por suas ações.
8.Não deixar marcas. “Nós nos comprometemos a não deixar rastro de nossas atividades. Limpamos e tentamos deixar os locais melhores do que quando os encontramos”.
9.Participação. “Todos são bem-vindos para trabalhar e brincar”.
10.Imediatismo.
Conteúdo Original
Bebê nasce no meio da tempestade de areia que destruiu tendas no festival Burning Man
Nenhum comentário