Banda da Guarda Municipal de Itaboraí torna-se Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado

Tempo de leitura: 1 min

Lei de autoria do deputado Guilherme Delaroli é publicada no Diário Oficia

A Banda da Guarda Municipal de Itaboraí agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 11.093/2025 foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (08/01).

De autoria do presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), a lei reconhece a relevância social e cultural do grupo criado em 10 de maio de 1991, tornando-se a primeira banda de Guarda Municipal no Brasil.

Atualmente, a banda atua com efetivo de 22 guardas municipais músicos especialistas, sob a regência de maestro titular e maestro auxiliar. É responsável por ensinar a prática musical para o público, além de atividades socioeducativas, dentre elas: curso de música para diferentes faixas etárias, concertos didáticos, oficinas de formação musical e aulas online.

“É muita felicidade ver a Banda da Guarda Municipal de Itaboraí ser reconhecida como patrimônio cultural do estado. O trabalho que esses músicos realizam é maravilhoso”, destaca o deputado Guilherme Delaroli.


Divulgação/Susy Gouvea
Banda criada em 1991 é pioneira no país nesse segmento de Guarda Municipal 
Compartilhe este artigo