Ator de 'Dança com Lobos', 'curandeiro' é julgado por abusos sexuais contra indígenas

Tempo de leitura: 5 min




Começou na última terça-feira (13/1) o julgamento de Nathan Chasing Horse, conhecido pela atuação no filme vencedor do Oscar “Dança com Lobos” (1990), estrelado por Kevin Costner, que é acusado de liderar um culto sexual, no qual atuava como “curandeiro”, e abusar sexualmente de várias vítimas de origem indígena, incluindo menores, por cerca de duas décadas. Ele se declarou inocente.
Chasing Horse, de 48 anos, foi preso pela polícia de Las Vegas (Nevada, EUA) no início de 2023. Agentes invadiram a sua casa, onde vivia com cinco mulheres.
A acusação aponta o indígena como líder da seita “The Circle”.
O réu atraía seguidores em tribos nos EUA e no Canadá que acreditavam que ele era uma “pessoa sagrada” que poderia se comunicar com seres superiores e realizar cerimônias de cura. “Nathan Chasing Horse usava tradições espirituais e seu sistema de crenças como uma ferramenta para abusar sexualmente meninas em várias ocasiões”, diz a acusação.
Os seguidores do culto ofereceram suas filhas a ele para se tomarem esposas. Uma delas teria sido oferecida como um “presente” a ele quando ela tinha 15 anos e outra se casou com ele quando ela completou 16 anos.
Um dos casos envolve Melissa Leone. Após descobrir sua ascendência Lakota por volta de 1996, Melissa, que foi adotada, ansiava por se conectar com a sua tribo indígena.
“Eu me agarrava a todas as conexões que me faziam sentir bem ou segura”, disse ela, de acordo com o “Guardian”.
Melissa achou que havia encontrado isso depois que um parente a recomendou conversar com Chasing Horse. Após “Dança com Lobos” (no qual interpretou o personagem Smiles a Lot), o indígena, já adulto, viajou pela América do Norte realizando cerimônias de cura.
Em 2005, Melissa, então com uma filha de 7 anos, participou de um ritual no qual Chasing Horse disse estar se conectando com espíritos ancestrais.
“Foi como se ele tivesse acendido as luzes em um quarto escuro. Senti que pertencia àquele lugar. Ele tinha essa capacidade de encantar as pessoas”, relatou ela.
Nathan Chasing Horse em ‘Dança com Lobos’, filme de 1990
Reprodução
Com o tempo, depois de se tornar parte do culto, participar de cerimônias de cura e sobreviver a um câncer, Melissa começou a ver Chasing Horse como uma figura messiânica.
“Ele podia dizer, pedir ou fazer qualquer coisa, e não havia nada de errado”, comentou a americana.
E foi aí que tudo deu errado. A crença de que Chasing Horse tinha poderes de cura facilitou o abuso sexual de menores, incluindo a filha de Melissa, de acordo com uma acusação criminal.
Melissa e outros no processo afirmam que a acusação vai além de Chasing Horse enfrentar a justiça por seus supostos abusos sexuais. Eles veem o seu comportamento, incluindo abusos sexuais e manipulação de adultos, como parte de um problema maior: pessoas em sua posição se aproveitando daqueles a quem se oferecem para curar – e a polícia não fazendo o suficiente para impedi-las.
“Trata-se de curandeiros e de toda a comunidade indígena explorando seu próprio povo sob o pretexto da espiritualidade. Isso precisa acabar”, desabafou ela.
Quando Melissa foi diagnosticada com câncer em 2013, sua filha de 14 anos, Ren Leone-LaCroix, viajou para Las Vegas para pedir ajuda a Chasing Horse, de acordo com os autos do processo. Ela preparou uma refeição e um cachimbo para o “curandeiro”. Ele então a levou para o closet do seu quarto, onde disse que era “uma vida por uma vida” e explicou que isso significava tirar seu primogênito e sua virgindade, segundo os autos. Chasing Horse supostamente a estuprou e depois a levou para a estrada com ele, onde a estuprava todas as noites, conforme relatado por ela à ABC News.
De acordo com a investigação do caso, Chasing Horse teria sido banido da Reserva Fort Peck em Poplar (Montana, EUA) em 2015, em meio a alegações de tráfico humano. Além disso, ele também foi acusado de prostituir jovens indígenas, oferecendo a outros homens para sexo. A mais jovem de suas supostas vítimas tinha apenas 13 anos. Segundo relatos, Horse gravava as agressões sexuais com suas vítimas.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2026/01/ator-de-danca-com-lobos-curandeiro-e-julgado-por-abusos-sexuais-contra-indigenas.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *