Assassino de John Lennon confirma motivação do crime depois de 45 anos | Mundo e Ciência

Tempo de leitura: 3 min
John Lennon se tornou mundialmente famoso por ter sido um dos fundadores e membros dos Beatles - Reprodução / Instagram



John Lennon se tornou mundialmente famoso por ter sido um dos fundadores e membros dos BeatlesReprodução / Instagram

Mark David Chapman, o homem que matou o ex-beatle John Lennon em 8 de dezembro de 1980 em Nova York, afirmou que realizou o crime porque queria “ser alguém”.

“Isso foi para mim e somente para mim, infelizmente, e teve tudo a ver com a popularidade dele”, afirmou o homem de 70 anos, em audiência no presídio Green Haven. “Meu crime foi completamente egoísta.”

As declarações, publicadas pelo jornal “The New York Post” nesta segunda-feira (20), foram feitas durante julgamento do último dia 27 de agosto para pedido de liberdade condicional, negado pelos juízes.

Durante sua fala, ele recordou o assassinato, afirmando que na época, considerava Lennon um “falso”.

“Na manhã do dia 8, eu simplesmente sabia. Não sei como eu sabia, mas eu sabia que aquele seria o dia em que eu iria encontrá-lo e matá-lo”, afirmou Chapman, que expressou arrependimento pelo assassinato.

“Aqui estou eu vivendo por tanto mais tempo, e não só a família mas os amigos e os fãs — eu peço desculpas pela devastação que causei a vocês, a agonia pela qual devem ter passado. Eu não pensei em nada disso na época do crime, eu não me importava.”

Apesar do pedido de desculpas, o conselho concluiu que ele não demonstrou “remorso genuíno ou empatia significativa” pelas vítimas. Ele poderá solicitar liberdade condicional novamente em 2027.

O assassinato

Quando Lennon desceu de uma limusine com a esposa Yoko Ono, na frente do edifício Dakota, em Nova York, Chapman disparou quatro vezes nas costas do artista, poucas horas depois do músico ter autografado um álbum para ele.

O homem foi sentenciado à prisão perpétua com possibilidade de liberdade condicional após 20 anos, mas segue preso.

Hoje, ele passa seu tempo jogando vôlei com outros detentos, estudando a Bíblia e conversando com sua mulher, Gloria.

Artista icônico

John Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940 em Liverpool, Inglaterra. Ele se tornou conhecido por ser um dos fundadores dos Beatles, considerada a banda de maior sucesso comercial da história, e em sua carreira solo, gravou sucessos como “Imagine” e “Instant Karma! (We All Shine On)”.



Com informações da fonte
https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2025/10/7149406-assassino-de-john-lennon-confirma-motivacao-do-crime-depois-de-45-anos.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *