A ArtRio começa nesta quarta (10) e vai até domingo (14), mas antes que os portões da Marina da Glória sejam oficialmente abertos, o Rio ganha ares de cidade das artes. No embalo da maior feira do gênero, galerias, museus e galpões inauguram exposições e agitam a cena cultural carioca com performance, visita guiada, música, festa e DJ. A seguir, confira os destaques da programação paralela.
Rato e Ocupação Iboru. Os galpões multiculturais se unem para dois dias de ativação em paralelo a ArtRio. Nesta quinta (11), o Rato aterrissa na Ocupação Iboru com uma coletiva que reúne os trabalhos de 11 artistas, entre eles, Allan Pinheiro, Gabriela Fero, Matheus Ribs, Mar do Vale. Já no sábado (13), é a vez do Rato de portas abertas. Os anfitriões Raul Mourão e Cabelo pedem passagem para um debate sobre arte e território, além de uma performance sonora, do lançamento de múltiplos e de festinha com os DJs residentes Bernardo Pauleira e Nado Leal.
Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qui., 18h/24h. Grátis. Rato. Rua Joaquim Silva, 71, Lapa. Sáb., 18h/24h. Grátis.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Um raio-x da ArtRio: o que ver nas principais galerias da feira
Galeria Athena. Em dose dupla, a galeria recebe as individuais de Gustavo Prado e Rafael Rocha, conhecido como Desali. Em Vigília, Prado ocupa de forma integral o pavilhão expositivo com uma instalação com estrutura metálica, detector de presença e espelhos, na qual investiga a experiência sensorial humana do espectador. O artista radicado em Nova York há 15 anos propõe uma reflexão sobre vigilância, coletividade e isolamento. Já Desali apresenta a vídeo instalação Banho de Sol.
Rua Estácio Coimbra, 50, Botafogo. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 12h/17h. Até 01 de novembro.
Solar dos Abacaxis. Além da participação na programação oficial da ArtRio, o centro cultural será ocupado com o lançamento do catálogo de Laís Amaral; o show Todo Cuidado É Pouco da cantora e compositora Ventura Profana; além de uma oficina com os artistas Anis Aura Yaguar, Lucas Cordeiro, Sarah Banongo, entre outros, e festa com DJ Bieta. Tudo isso acontece em meio à exposição já em cartaz de Castiel Vitorino, Eterno Vulnerável.
Rua do Senado, 48, Centro. Qui., 10h/14h (lançamento do catálogo de Laís Amaral). Sex., 19h/22h (DJ set Bieta, show de Ventura Profana).
Parque Glória Maria. O argentino Leonardo Damonte e a indígena Uýra apresentam as individuais O Habitar da Luz e Terras Caídas respectivamente. Nesta terça (9), Uýra exibe a performance Espiral da Morte, em que faz uma provocação ao público sobre o que podemos aprender com as formigas. De forma visceral, a artista usa folhas dispostas no chão para falar de destruição e regeneração.
Compartilhe essa matéria via:
Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Ter., 15h (performance Uýra). Ter. a dom., 9h/18h (horário de visitação das exposições). Até 14 de setembro.
Studio OM.art. A impermanência da água é o tema central da individual de Oskar Metsavaht, que inaugura na próxima quarta (10). Em Acqua, o fundador da Osklen exibe pequenas peças em vidro nas quais manipula líquido e pigmentos para criar formas orgânicas.
Rua Jardim Botânico, 997, Jardim Botânico. Ter. a sex., 11h/18h. Sáb., 12h/20h. Até 25 de outubro.
Museu da República. Como parte da agenda da ArtRio, Mulambö acompanha uma visita guiada à exposição O Canto da Vila, na Galeria do Lago, nesta quinta (11). Na individual, o artista visual propõe um debate sobre memória, fé, território e pertencimento a partir de pinturas, objetos e instalações inspiradas na casa onde cresceu, em Saquarema.
Rua do Catete, 153, Catete. Sex., 11h/13h (visita guiada com o artista). Qua. dom., 11h/17h (visitação da exposição). Grátis. Até 12 de outubro.