Um americano está desaparecido depois que seu barco foi encontrado abandonado em praia remota da Austrália, deixando autoridades e familiares preocupados com o paradeiro.
Hartwell Champagne, de 62 anos, saiu sozinho do arquipélago de Vanuatu rumo à Austrália no seu veleiro, o Ocean Rambler, em 3 de setembro.
O barco de 14 metros foi encontrado encalhado na praia de Cape Bedford, (Queensland, Austrália), na noite do último sábado (13/9), segundo informações da Australian Broadcasting Corporation (ABC).
A última anotação feita no diário de bordo de Hartwell foi registrada em 10 de setembro, três dias antes de o barco aparecer vazio na costa.
Buscas feitas na manhã do domingo (14/9) não encontraram ninguém a bordo ou nas proximidades.
“Estamos pedindo informações de qualquer pessoa que possa ter visto o veleiro no oceano ou próximo à costa”, disse a delegada Cindy Searle.
Hartwell Champagne
Reprodução
Hartwell é um velejador experiente e já trabalhou como gerente do estaleiro Gig Harbor Marina and Boatyard, em Washington (EUA). Sua família disse que esperava que ele chegasse à Austrália sem problemas e que não tinha conhecimento de qualquer incidente durante a viagem.
“Eles mantiveram contato com ele durante a travessia, dentro do possível, considerando que ele estava sozinho no meio do oceano”, explicou Cindy.
Segundo a delegada, a expectativa era que Hartwell chegasse à cidade de Cairns, mas ainda não se sabe o que aconteceu entre 10 e 13 de setembro.
“Qualquer teoria nesse momento é plausível. Não podemos afirmar se houve mau tempo ou se ele estava próximo da costa”, disse ela à ABC.
O clima durante os dias do desaparecimento estava praticamente normal, de acordo com o meteorologista Rob Sharpe, do Sky News Australia, o que deixa o caso ainda mais misterioso.
Autoridades continuam tentando reconstruir a trajetória do veleiro a partir da última anotação de Hartwell no diário de bordo até o momento em que o barco foi visto encalhado.
Hartwell é conhecido entre amigos e colegas como um marinheiro habilidoso, que adorava aventuras pelo oceano e não era estranho a longas travessias solo. Por esse perfil, a situação atual é motivo de grande preocupação.
O desaparecimento do velejador levanta uma série de dúvidas sobre os riscos de viagens solo pelo oceano e sobre os desafios de manter comunicação constante durante longas travessias.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/09/americano-desaparece-durante-travessia-solo-no-pacifico-veleiro-foi-encontrado-em-praia-remota-na-australia.ghtml
Americano desaparece durante travessia solo no Pacífico; veleiro foi encontrado em praia remota na Austrália
Nenhum comentário