Alunos de escola estadual de Nova Iguaçu ficam em segundo lugar em torneio nacional de robótica

Tempo de leitura: 3 min




Estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu, ficaram em segundo lugar na etapa nacional do Torneio Brasil Robótica (TBR). A competição é uma das principais do país na área e tem como objetivo estimular a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico entre crianças, jovens e adultos.
Agente foi afastado da função: mulher é agredida por PM com coronhada em Mesquita
Em Botafogo: cobrança de taxa para devolução de celular esquecido em carro por aplicativo motivou ataque a motorista
O Torneio Brasil Robótica aconteceu em Belo Horizonte, entre a última sexta-feira (dia 12) e domingo (dia 14). A equipe Rex Tech, formada por alunos do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, conquistou o segundo lugar na competição ao desenvolver projetos científicos com foco em sustentabilidade no tema “Tecnologia e engenharia — vida terrestre”.
— Parabéns a esse time. A robótica é inspiradora, pois vai além das ciências exatas. Ela envolve criatividade, atenção e trabalho colaborativo. É um componente curricular que enriquece a qualidade do aprendizado — afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A equipe premiada é formada por Jhennyfer Benfica, de 15 anos, do 1º ano do ensino médio, Isis Peres, de 16, do 2º ano, Luiz Miguel Rodrigues Nascimento, de 16, do 2º ano, Matheus Santana, de 18, do 2º ano, e Letícia de Oliveira, de 18, do 3º ano. Isis comemora a conquista:
— É incrível porque, além de todo o conhecimento adquirido durante o torneio, a robótica nos prepara para a vida adulta, fortalecendo nossa autonomia e dedicação.
Initial plugin text
Sete prêmios
Desde a implantação do projeto de robótica no colégio, em 2023, a escola acumula sete prêmios na área, entre eles o segundo lugar no Torneio Brasil Robótica deste ano e o terceiro lugar no Torneio de Robótica First Lego League Challenge, realizado na semana passada, no Sesi Nova Iguaçu.
— A conquista de medalhas e troféus estimula alunos e professores. Eles se sentem recompensados pelo empenho, renovam a motivação e inspiram outros colegas. Nossa equipe já é conhecida nacionalmente como uma equipe forte — diz a diretora-geral do colégio, Adriana Igrejas.
Initial plugin text



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/noticia/2025/12/alunos-de-escola-estadual-de-nova-iguacu-ficam-em-segundo-lugar-em-torneio-nacional-de-robotica.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *