O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) confirmou, nesta quarta-feira (3), os nomes sugeridos pelo governador Cláudio Castro (PL) para integrar a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa). Um dia antes, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas já havia aprovado os nomes.
O delegado Rafael Menezes, atual presidente da agência, foi confirmado para mais um mandato de quatro anos no cargo de conselheiro. Já Antenor Lopes Martins Junior foi aprovado para ocupar a vaga de Marcos Cipriano de Oliveira Mello, cujo período na função termina em 30 de setembro.
As duas indicações receberam 57 votos favoráveis e cinco contrários. Dani Balbi (PCdoB), Dani Monteiro, Renata Souza, Professor Josemar e Yuri (todos do PSOL) votaram contra. Lilian Behring (PCdoB) optou pela abstenção nas duas votações. Carlos Minc (PSB) apoiou a recondução de Menezes e se absteve em relação a Antenor.
Perfis dos escolhidos
Rafael Menezes atua como delegado de polícia desde 2002, é formado em Direito pela Universidade Gama Filho e possui pós-graduação em Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele ressaltou mudanças implementadas na estrutura da agência nos últimos anos.
Antenor Lopes Martins Junior exerce a função de diretor do Departamento de Polícia da Baixada Fluminense e tem 33 anos de carreira no serviço público como delegado. Ele é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).