Alerj aprova semana para promover os benefícios da osteopatia para a saúde

Tempo de leitura: 2 min

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão, a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre a Osteopatia. Agora, o projeto de lei 3794/2024, de autoria da deputada Índia Armelau (PL), segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou veto da lei. 

A osteopatia é uma prática da medicina alternativa que utiliza manipulação e mobilização manual do sistema músculo-esquelético (ossos, músculos e articulações) para restaurar o equilíbrio do organismo, promover a flexibilidade e aliviar desconfortos e disfunções.

De acordo com o projeto de lei, a Semana de Conscientização sobre a Osteopatia passa a fazer parte do calendário estadual de datas comemorativas, e será realizada, anualmente, na semana do dia 22 de junho – Dia Mundial da Osteopatia.

“Como atleta de crossfit, eu conheci a eficiência da medicina osteopática e o crescente número de fisioterapeutas especializados. É uma técnica que pode ser vantajosa para toda população fluminense. Será muito bom promover a osteopatia como uma forma de assistência à saúde, utilizando um método natural e com resultados eficazes”, justifica a deputada Índia Armelau.

A osteopatia pode tratar problemas motores como compressão do nervo ciático comum nas hérnias de disco e travamento da região lombar, dores na coluna em geral, ombro, joelho, entre outras articulações do corpo. Além disso, pode tratar problemas causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, dores de cabeça, tensão pré-menstrual, refluxo gastro-esofágico, constipação intestinal, dificuldade para dormir e baixa energia vital.

Atualmente a especialidade tem sido muito utilizada em recém-nascidos, crianças com problemas congênitos e síndromes, como deformidades cranianas e da face.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *