A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) analisa alterações na Lei Orgânica da Polícia Civil Arquivo o dia
A pressão parlamentar na Assembleia Legislativa pela mudança da Lei Orgânica da Polícia Civil – Lei Complementar 204/22 – tem a ver com a eleição do ano que vem. Segurança é a reclamação número 1 do eleitor. O cidadão quer providências do poder público. Por isso está no radar a unificação de cargos da corporação policial e a regulamentação de promoções por merecimento, antiguidade, bravura e post mortem. Para se ter ideia da importância dada pela Alerj, as determinações que constam no Projeto de Lei Complementar 39/25, de autoria do Poder Executivo, mereceu discussão única. Só de emendas ao texto foram registradas quase duzentas. Ninguém quer disputar o pleito de 2026 com as mãos abanando. Aprovar o que foi proposto ou alterá-lo, pouco importa. O que importa no horário eleitoral é o político provar ao eleitor que ele faz algo em favor da segurança do Estado.
Como diminuir o número de moradores de rua
A estimativa é que o número de moradores de rua no Rio ultrapasse 30 mil Cléber Mendes
Os bons índices da economia brasileira mexem com setor de emprego e podem ajudar a diminuir o número de moradores de rua nas capitais. O resultado da PNAD Contínua referente ao trimestre encerrado em agosto de 2025 mostrou um mercado de trabalho em situação historicamente favorável. A taxa de desemprego caiu para 5,6%, a menor da série, ante 6,6% no mesmo período de 2024, refletindo uma queda de mais de 1 milhão de pessoas no contingente de desocupados.
RioLuz entrega nova iluminação da Praça do Ó
A RioLuz e a Secretaria de Esporte e Lazer entregaram novo sistema de iluminação para a Praça do Ó, na Barra da Tijuca. Foram instaladas 57 luminárias LED, com aumento de potência para maior qualidade da iluminação. A praça também passou a contar com 53 projetores, sendo nove direcionados à pista de skate.
Institutos do Rio celebram o SUS
Em novembro acontecerá a Primeira Semana de Humanização dos Institutos de Saúde do Rio (INCA, INTO e Instituto Nacional de Cardiologia), com o tema “O SUS que dá certo na atualidade”. O evento vai celebrar os 22 anos da Política Nacional de Humanização e reunir práticas inovadoras no SUS. Até o dia 08, trabalhos sobre práticas de acolhimento, saúde mental, cuidado em populações vulneráveis, arte e cultura podem ser enviados para humanizario2025@gmail.com.
PICADINHO
O lançamento do caderno “Afro memória – Especial Azoilda Trindade” será hoje, às 19h, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira e terá transmissão ao vivo no YouTube.
O espetáculo “CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente” estreia amanhã, no Teatro Copacabana Palace, com direção de Gerald Thomas e atuação solo de Danielle Winits.