Advogado carioca lança movimento para aumentar autoestima dos brasileiros

Tempo de leitura: 7 min


Conceito que vem ganhando relevância nos debates acadêmicos e políticos em todo o mundo, o soft power , ideia que mede a capacidade de um país influenciar e atrair outras nações por meio de sua cultura, também conquista espaço no Rio Innovation Week, que acontece até sexta (15) no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio. Responsável por mediar sete mesas de discussão ao longo do evento, o advogado e professor de Direito Victor Drummond lança o Brasil Para o Mundo (BPOM), primeiro movimento brasileiro voltado para estratégias de influência internacional baseadas em cultura, valores e reputação.

Tatiana D’Angello e Marcelo Bechara conversaram com Drummond sobre as produções audiovisuais e a imagem do Brasil no exterior (Gabriela Naccari/Divulgação)

A primeira mesa, que marcou o lançamento oficial do movimento, ocorreu na terça (12), no Palco Rio Pop Tech, com o tema “Audiovisual e o poder suave (soft power) brasileiro”. Participaram Tatiana D’Angello (Petrópolis Film Commission) e Marcelo Bechara (Grupo Globo), em um debate mediado por Victor Drummond sobre como o cinema, as séries e outras produções audiovisuais podem fortalecer a presença cultural do Brasil no exterior e se tornar uma ferramenta estratégica de influência internacional. “Historicamente, as ações vanguardistas nas mais variadas áreas nascem no Rio de Janeiro. O Brasil Para o Mundo é um movimento da sociedade civil com DNA carioca e ambições globais. Não faz sentido nosso país ocupar a 31° colocação no ranking de soft power nacional”, pondera Victor Drummond.

+Rio Innovation Week coloca em pauta a ética em tempos de I.A.

Reunindo nomes como Eduardo Chaves (Brand Finance Brasil), André Sturm (diretor do MIS e ex-secretário de Cultura de São Paulo), o ex-ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão, a coreógrafa Deborah Colker e os atores Mateus Solano e Murilo Rosa, o BPOM tem como objetivo reconstruir a reputação do Brasil no exterior, hoje na modesta 31ª colocação no ranking global da consultoria Brand Finance. A atriz Glória Pires será a primeira embaixadora oficial do movimento.

Continua após a publicidade

+A diferença entre o rico da Barra e o do Leblon? Michel Alcoforado explica

O projeto busca mobilizar o setor produtivo, a classe artística e representantes de governos estaduais para promover mudanças estruturais e comportamentais na forma como o Brasil é percebido lá fora. Entre as ações previstas estão a organização de missões internacionais para conectar empresários e artistas brasileiros a seus pares no exterior, a criação de um curso universitário de especialização em soft power no Rio e a instituição de um prêmio para iniciativas de divulgação da imagem do país. As primeiras articulações com consulados e câmaras de comércio internacionais já começaram.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Mesmo reconhecido mundialmente pela riqueza cultural e pelo talento esportivo, o Brasil figura apenas na 15ª posição no pilar Cultura e Patrimônio do ranking da Brand Finance, atrás de nações que investem há décadas em políticas estratégicas de imagem, cultura e diplomacia, como Estados Unidos, França, Japão e Coreia do Sul.  “No momento em que somos covardemente assediados e pressionados por potências como os Estados Unidos, é urgente mostrar o Brasil contemporâneo, plural, inovador e comprometido com soluções criativas e sustentáveis. Já passou da hora de o mundo conhecer um país que pensa, cria, transforma e lidera”, afirma Drummond.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Programação

Quarta (13) – 13h30
Tema: Carreiras, marcas e rebranding
Local: Palco Rio Pop Tech
Participantes: Márcio Kieling (ator, trader e influenciador), Pocah (cantora)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Continua após a publicidade

Quinta (14) – 16h
Tema: Entretenimento como Ação: Comunicação, Regeneração e Liderança Climática
Local: Palco Planetiers
Participantes: Mateus Solano (ator e ativista climático), Francisco Brasileiro (produtor criativo e empreendedor ESG)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Quinta (14) – 17h30
Tema: Inteligência Artificial, direitos autorais e ética
Local: Palco Rio Pop Tech
Participantes: Tatiana Roque (professora e Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro), Mateus Solano (ator), Sérgio Sá Leitão (Lide Cultural / ex-ministro da Cultura)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Quinta (14) – 18h30
Tema: BPOM e o Rio de Janeiro como porta de entrada para o Brasil
Local: Palco Rio Pop Tech
Participantes: Deborah Colker (bailarina e coreógrafa), Lucas Padilha (Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Continua após a publicidade

Sexta (15) – 13h30
Tema: Construção de marcas: personalidades, empresas e marca país
Local: Palco Cine Space
Participantes: Murilo Rosa (ator, cantor e empreendedor), Eduardo Chaves (Brand Finance Brasil)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Sexta (15) – 14h30
Tema: A bilateralidade na construção do soft power (poder suave)
Local: Palco Cine Space
Participantes: André Sturm (diretor do MIS e ex-secretário de Cultura da cidade de São Paulo), Ariel Quirino (CEO Agência AriPrensa, empresário cultural)
Mediação: Victor Drummond (BPOM e Interartis Brasil)

Pier Mauá. Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá. De terça (12) a sexta (15), 10h/21h. Mais informações sobre a programação e ingressos pelo site oficial do evento.



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *