Acusado do assassinato de sua mulher, o americano Brendan Banfield, de 39 anos, afirmou ter tido um caso com a babá de sua filha, mas negou as alegações de que teriam planejado juntos o homicídio. As declarações foram dadas em depoimento na última quarta-feira (28) no tribunal de Fairfax, na Virgínia, Estados Unidos.
- Saiba quem é a babá brasileira investigada por suspeita de assassinato planejado com suposto amante, nos EUA
- Perfil falso em site de fetiche, tiros e traição: investigação reforça suspeitas sobre babá brasileira presa por assassinato nos EUA
Ele enfrenta prisão perpétua pelo assassinato de Christine Banfield, de 37 anos, em fevereiro de 2023 na casa em que moravam. Para os promotores, ele conspirou com a babá, a brasileira Juliana Peres Magalhães, de 25 anos, para o crime. Além de também ser acusada, ela é a principal testemunha no caso.
Segundo as investigações, o crime aconteceu na casa da família quando Joseph Ryan, de 39 anos, então um desconhecido, foi atraído para uma emboscada por um anúncio falso num site. O homem acabou morto ao ser baleado, enquanto Christine foi esfaqueada. Juliana disse que isso era uma armação para que ela e Brendan pudessem ficar juntos.
Em seu depoimento na última quarta-feira, no entanto, Brendan nega que tenha arquitetado os homicídios. Ao admitir o relacionamento com a babá, antes das mortes, o acusado contou como a traição teve início. Segundo ele, durante uma noite em que jantavam em casa, na presença apenas da filha pequena, ocasião em que Christine estava fora de casa, Juliana se sentou próxima a ele. Na mesma noite, ela o seguiu até o quarto do casal, onde permaneceu e ele não apresentou recusa.
- Entenda: Americano vai a julgamento por duplo homicídio que envolveu babá brasileira, apontada como cúmplice e suposta amante
Ainda no início do julgamento, foi descoberto que, meses após o crime, Juliana seguiu na casa da família, mas tinha passado a dormir na cama de casal com Brendan. Ele negou que durante o tempo em que tiveram um caso extraconjugal tenham planejado o homicídio.
— Acho que é uma linha de questionamento absurda para algo que não é sério, que um plano foi feito para se livrar da minha esposa — testemunhou Brendan, como destacou o jornal inglês Daily Mail. — Isso é absolutamente insano.
A emboscada que resultou nas duas mortes teve início com a criação de um perfil falso no nome de Christine em um site voltada a pessoas interessadas em fetiches sexuais. Foi pela plataforma que Joseph Ryan entrou em contato e o encontro foi combinado. O desconhecido realizaria uma “fantasia (de agressão sexual)” com Christine sem o conhecimento dela. Nela, ele entraria de surpresa na casa, armado com uma faca, para surpreender a mulher.
Segundo as autoridades, Joseph Ryan foi baleado por Brendan e Juliana, quando estava dentro do imóvel e, em seguida, Christine foi morta a facadas pelo marido, que teria encenado para parecer uma cena de crime. Em testemunho anterior, Juliana afirmou que Brendan tentou fazer com que parecesse “legítima defesa”.
Juliana também foi inicialmente acusada de assassinato, mas se declarou culpada de homicídio culposo em 2024.

