A ArtRio deu a largada na última quarta (10) e já temos uma seleção dos dez estandes, telas e experiências imperdíveis para visitar. A feira fica em cartaz até este domingo (14), na Marina da Glória, com a participação de quase 80 galerias com obras modernas e contemporâneas. Isso sem falar na programação da primeira Semana de Arte e Cultura do Rio — com mais de 120 eventos e ativações por todos os cantos da cidade. Confira a seguir os destaques do primeiro dia de ArtRio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ ArtRio chega à 15ª edição sob nova direção em meio a semana de arte
A galeria Fortes D’Aloia & Gabriel aposta em um estande imersivo com cinco pinturas inéditas e em grande escala e uma tapeçaria — o verdadeiro destaque — de OSGEMEOS. Nesta quinta (11), às 18h, os artistas participam de uma conversa com mediação de Brunno Silva na programação oficial da feira.
Cosmologi(r)a, obra de Dee Lazzerini, artista da galeria Janaina Torres. O artista usa alfinetes e palitos para criar o relevo e a textura da obra, além de poliuretano e tinta acrílica.
Vencedora do Prêmio Foco, da ArtRio em 2023, Rose Afefé apresenta Varal de Ervas. A artista construi a parede de adobe, típica das cidades do interior da Bahia, onde cresceu.
Óleo sobre madeira de Carybé, de 1956, intitulado Orixás. Originalmente, a obra da galeria Gustavo Rebello integrou a parte interna de um móvel bar, em a pintura se revelava quando abriam as portas.
Maria e o Mar, obra de Di Cavalcanti, de 1967, que traz o impacto e a beleza da arte moderna em exibição na Flexa.
Carioca da Zona Norte que vem despontando no cenário das artes, Bruno Lyfe participa do programa Solo da Anita Schwartz Galeria de Arte. O artista mostra sete pinturas inéditas, em que subverte a iconografia colonial com referências contemporâneas.
Trançados que não apenas sustentam as construções formais como abrem espaço para a leitura poética e crítica na obra do coletivo indígena Kókir, do Paraná, dw etnia Kaingang. As obras em cartaz na Carmo Johnson Projects evocam a força do gesto de tecer como metáfora de pensamento e de criação.
Destaque para as tapeçarias da artista sergipana Thaes Arruda, na Christal Galeria, como parte do programa Brasil Contemporâneo da ArtRio. O estande reúne ainda obras de Marcella Vasconcelos e Nita Monteiro, sob o olhar da curadora Ana Carla Soler.
Obras do artista Herberth Sobral, em parceria com a Safe Art, que terão renda revertida para a Associação Saúde Criança Responder.
O curador da ArtRio Ademar Britto convidou a artista Thix para uma mini individual dentro do programa SOLO, no Pavilhão Mar. A parede rosa já está entre as mais fotografadas nas redes sociais de quem passou pela ArtRio.