Design consciente, sustentabilidade e inclusão social. O tripé estrutura a série de iniciativas do movimento DEXcolados, idealizado pelos cariocas Pedro Galaso, Philipe Fonseca e Thiago Barros. Integrada à efervescente programação da ArtRio, com serviço de transporte entre um endereço e outro, o trio coloca de pé o Dex 2025: O Futuro do Design Brasileiro É Consciente e Colaborativo, a partir desta quinta (11) até domingo (14), com exposição e bate-papo, no Polo Cultural ItaliaNoRio. “O Rio sempre foi berço de movimentos culturais transformadores. Agora também se torna a capital do design consciente no Brasil”, destaca um dos curadores, Philipe Fonseca.
+ Para receber a VEJA Rio em casa, clique aqui
+ ArtRio além da Marina da Glória: os destaques da programação paralela
Quem visitar o espaço vai conferir as criações de 46 designers nacionais, entre eles Mauricio Arruda, Gustavo Bittencourt, Ricardo Graham (O Ebanista), Sandro Vieira e Alec Ramiro. E terá a chance ainda de participar de quatro talks que fazem um passeio pelas histórias familiares de Sergio Rodrigues (1927-2014) e José Zanine Caldas (1919-2001), com mediação de Winnie Bastian, Maria Eduarda de Carvalho, Dani Virgilio e Celina Mello Franco.
Ao final do evento, todo o mobiliário usado na expografia será doado para comunidades — no total de dez estantes com cinco módulos e dez conjuntos de mesa com dois bancos —, firmando a dobradinha entre a Dex Social e a ONG Caçamba Solidária.
Compartilhe essa matéria via:
Polo Cultural ItaliaNoRio. Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, Centro. Qui., 14h/20h30 (para convidados). Sex. a dom., 14h/20h30 (aberto ao público). Grátis.