O rap nacional não ficou só no beat: vários MCs e rappers invadiram o audiovisual e arrebentaram. De L7nnon, que fez sua estreia em “Dona de mim” a Xamã, que até foi premiado pelo trabalho como ator recentemente, veja quem apostou suas fichas nas telas, além dos palcos:
Personagem: Casa rosa de Aldeíde em ‘Vale tudo’ vira meme, mas ela não está sozinha; veja outras residências
Obras: MAM Rio recebe instalação imersiva ‘Anos-luz’, de Bia Lessa, em celebração aos 120 anos da Light
Xamã
Rapper, poeta, cantor… e ator. Xamã apareceu na novela “Amor de mãe” (2019), mas foi em “Renascer” (2024), que ele caiu no gosto do público. No cinema, já esteve em “O Maníaco do Parque” (2024) e “Cinco tipos de medo” (2025), que o fez vencer o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado. Ainda este ano, Xamã estará na novela “Três Graças”, da TV Globo, e na série “Os Donos do Jogo”, da Netflix, que retrata a máfia da contravenção no Rio de Janeiro.
MC Cabelinho
Nascido e criado no Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, ele começou como MC em 2016, mas em 2019 já tava atuando como o Farula em “Amor de mãe”. Depois, ele viveu o Hugo na novela “Vai na fé” (2023) e fez o filme “Confia: sonho de cria”, lançado este ano no Globoplay.
Hugo (MC Cabelinho) e Kate (Clara Moneke) em “Vai na fé”
Manoella Mello/Rede Globo/Divulgação
Projota
Em 2018, o rapper fez sua estreia como ator na série “Carcereiros”, da Globo, interpretando o detento Tuinho. Ele chegou até a escrever a música-tema da série, “Cadeia”, em 20 minutos. Ele também participou do filme “Sequestro relâmpago”, dirigido por Tata Amaral, onde teve que aprender a dançar forró para o papel. Mais recentemente, em 2024, ele voltou com tudo ao cinema, integrando o elenco de “Estômago 2 – o poderoso chef”, sequência do filme de 2007. O longa foi exibido no Festival de Cinema de Gramado, e Projota comentou sobre sua vontade de explorar mais essa vertente artística:
“Esse é um caminho que eu gostaria de abrir mais portas, de descobrir mais, de ter mais oportunidades, fazer mais”, disse ele ao gshow.
Cantor Projota
Reprodução/Instagram
L7nnon
O rapper carioca, que conquistou o Brasil com seu talento no hip-hop, estreou como ator na novela das 7 da Globo, “Dona de mim”. Na trama, ele interpreta Ryan, um jovem da Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele descreve essa experiência como um “divisor de águas” em sua carreira.
— Me cobro muito para fazer as coisas com excelência, ainda mais atualmente, em que vivemos numa era do cancelamento na internet. Me preparei para comentários do tipo: “Ah, mas ele não é ator, está roubando o lugar de alguém”. Não estou descredibilizando quem estudou teatro. Longe de mim. Mas acho que tem espaço para todo mundo — ponderou ao EXTRA, assumindo: — Me cobrei muito e pensei: “Se eu mandar bem, as pessoas já vão falar mal, porque o normal do ser humano é criticar. Agora, se eu mandar mal, aí ferrou de vez”. Mas a galera tá gostando. Me surpreendi!
Gabz
Gabz é atriz e rapper. Nascida Gabrielly Nunes no Rio de Janeiro em 1999, ela iniciou sua carreira artística ainda criança, participando de programas como “Teca na TV” e novelas como “Ciranda de pedra” e “Viver a vida”. No entanto, no universo do rap ela também encontrou sua voz. Influenciada pela cultura de rua e pela poesia urbana, Gabz se destacou em batalhas de Slam, competições de poesia falada. Sua carreira musical inclui lançamentos como “Do batuque ao bass”, “Bota a cara”, “O baile é nosso” e “Nada vai nos parar”, esta última em colaboração com Baco Exu do Blues. Ela também se apresentou no Rock in Rio de 2019, no Espaço Favela. Além de sua carreira musical, Gabz segue atuando em novelas e séries. Recentemente, ela interpretou a protagonista Viola em “Mania de você” (2024) .
Viola (Gabz) em ‘Mania de você’
Léo Rosário/Rede Globo/Divulgação
MV Bill
O rapper carioca, conhecido por suas letras afiadas e visão social, se jogou de cabeça no mundo da atuação. Em 2010, ele fez sua estreia na TV Globo, interpretando Antonio, um pai viúvo de uma adolescente grávida, na novela “Malhação”. Mais recentemente, em 2024, MV Bill retornou às novelas na trama das 19h da Globo, “Volta por cima”. Ele interpretou Lindomar, um motorista de ônibus prestes a se aposentar, que sofre um infarto fatal enquanto dirige, logo no início da novela. Apesar de sua morte precoce, o personagem permaneceu presente em flashbacks e cenas emocionantes ao longo da trama.
Lindomar (MV Bill)
Fábio Rocha/ Rede Globo/ Divulgação
Negra Li
Negra Li não é só cantora e rapper, ela também já fez uns trabalhos bem relevantes como atriz. No cinema, ela participou de “Antônia” (2006), filme da Tata Amaral sobre quatro amigas do rap na periferia de SP. Depois, o longa virou a série “Antônia” na Globo (2006–2007), e ela seguiu no elenco. Depois desse impacto inicial, ela voltou ao universo audiovisual com vários projetos: participou do longa “400 contra 1 – uma história do crime organizado” em 2010 como Geni, fez narração em “Servidão” (2019), atuou em “O segundo homem” (2021), e recentemente esteve em “No ritmo da fé” como Graça e em “União instável” (2023) como Tatiana.
Cantora Negra Li
Reprodução/Instagram
Azzy
A rapper e cantora Azzy estreou como atriz em 2023 na novela das sete da Globo, “Vai na fé”, interpretando Ivy Gouveia, também chamada de Ivy Furacão. Na trama, ela era backing vocal e dançarina de Lui Lorenzo (José Loreto). Além disso, Azzy participou da novela “Dona de mim” este ano, interpretando ela mesma, e também do filme “Confia: sonho de cria”, disponível no Globoplay, em que também faz uma aparição como ela mesma.
Atriz de ‘Vai na fé’, Azzy relembra dificuldades e que só usava roupas de doação: ‘Não tinha como escolher’
Márcio Farias
.
Conteúdo Original
De Xamã a L7nnon, confira MCs e rappers que mostram talento na TV, cinema e streaming
Nenhum comentário