De volta ao Fashion Mall: Sete arquitetos debutam na 34ª edição da CASACOR

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Um banheiro com paredes e teto cobertos por bolinhas pretas, no subsolo do Palacete Modesto Leal, em Laranjeiras, é uma lembrança de infância que a arquiteta Luana Pimenta e a designer Sofia Franco guardam da CASACOR de 2010. Filhas, respectivamente, de Claudia Pimenta e Patricia Franco, renomada dupla à frente do Studio CP/PF, elas nasceram na mesma maternidade, há 25 anos, com menos de duas horas de diferença. Seguindo os passos das genitoras, estreiam na próxima terça (9) como as mais jovens participantes da história da maior mostra de decoração da América Latina.

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Coube a elas assinar um quarto de uma adolescente, de 66 metros quadrados, com direito a balanço, penteadeira, closet e banheira. “Recebemos a notícia de que estaríamos no evento com felicidade e surpresa”, conta Sofia, rapidamente complementada por Luana. “Ficamos chocadas e paralisadas. É uma honra conquistar essa vitrine imensa tão novas”. Sócia-diretora da franquia carioca ao lado de Patricia Quentel, Patricia Mayer explica que o frescor está no DNA da empreitada, que terá mais cinco estreantes na 34ª edição. “Nosso público é variado, então temos a missão de oferecer diversidade de estilos, pontos de vista e um olhar mais jovial”, destaca.

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Determinada: Juliana Acar está à frente da livraria (Dani Dacorso/Veja Rio)

Vigorosa antena de tendências, a CASACOR Rio conta com uma curadoria milimétrica, além das indicações dos veteranos. Bons cartões de visita digitais são ótimos catalisadores na busca por novatos. Determinada a conquistar um espaço na mostra, a arquiteta Juliana Acar, 36, abordou Patricia Mayer pelo Instagram. Em quinze anos de carreira, ela havia trabalhado com Duda Porto, queridinho de artistas como Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa, e já tocava o próprio escritório quando escreveu a mensagem, em junho do ano passado.

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Patricia Quentel (à esquerda) e Patricia Mayer, sócias da CASACOR (Dani Dacorso/Veja Rio)

Sem retorno, voltou a procurar a diretora do evento alguns meses depois e recebeu uma resposta atenciosa, mas que não se converteu numa conversa. “Em junho, interrompi uma reunião no Leite Barbosa tentou CasaShopping ao saber que ela estava resistir às investidas de participando de um lançamento por lá. Deu certo. Me preparo há anos para realizar esse sonho”, emociona-se Juliana, responsável pelo projeto da livraria, espraiada por 95 metros quadrados.

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O tema desta edição é Semear Sonhos. E eles foram distribuídos por 6 000 metros quadrados, representando, mais uma vez, um condomínio fictício, composto de lofts, estúdios e apartamentos entre 42 e 120 metros quadrados cada, além de áreas comuns e de serviço, com lojas, bares, cafés e restaurantes. Seguindo a tendência do mercado imobiliário, a proposta é apresentar soluções sofisticadas. “Queríamos retratar como as pessoas estão vivendo atualmente, juntando forma e função em espaços reduzidos. Com menos gente para ajudar em casa, é preciso praticidade”, descreve Patricia Quentel.

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O belga radicado no Rio Sebastian Gomez é um dos estreantes no evento (Dani Dacorso/Veja Rio)

Também estreante na mostra, do alto de seus 23 anos de profissão, o belga radicado no Rio Sebastian Gomez, 51, topou o desafio de dar vida a um loft pensado para uma mulher que viaja muito, mas encontra um lar ao voltar para casa. Com habilidade, Gomez fez com que o apartamento de 78 metros quadrados parecesse maior, preservando o aconchego. “O segredo é combinar materiais, como a pedra bruta e uma marcenaria mais fluída, permitindo uma transição entre os espaços”, ensina.

Para quem ainda está na universidade, entre plantas virtuais e maquetes, a CASACOR é uma proveitosa aula. Coordenadora da disciplina de concepção da forma arquitetônica na UFRJ e especialista em projetos de casas, Flavia de Faria acredita que o evento treina os alunos para ver os trabalhos em escala real. “É sempre bom sair do computador. Na mostra, eles exploram os sentidos, como o tato, para identificar as texturas, o olfato, percebendo o cheiro dos materiais, e a visão, ao enxergar as três dimensões”, lista.

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Para Karine Karam, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM e sócia da Markka Consultoria, a franquia foi alçada à plataforma de branding para marcas e arquitetos, com a capacidade de transformar tendências em experiências tangíveis, já que o visitante pode experimentar narrativas de estilos de vida e conhecer propostas de consumo. “Muitos arquitetos fecham contratos durante o evento porque ali ocorre o que chamamos de redução do risco percebido. O prestígio é transformado em negócio”, observa Karine.

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Box 1 (Editoria de arte/Veja Rio)

Abrigar a consagrada mostra de decoração pelo segundo ano seguido é, para o Fashion Mall, uma jogada de mestre. O empreendimento chegou a ter 30% das cerca de 100 lojas desocupadas no pós-pandemia e luta para se reposicionar frente a concorrentes como o Shopping Leblon e o VillageMall. “Em 2024, registramos movimento 40% maior nas nove semanas do evento, o que representou um incremento de 60 000 pessoas por mês. Gurumê, Chez L’Ami Martin e Gratzi venderam 33% a mais”, comemora a superintendente, Camila Rosa.

O convite às Patricias foi feito pela construtora Gafisa, que adquiriu o shopping em 2021 e aplicou 3 milhões de reais para receber o evento que, em contrapartida, investiu 500 000 reais em infraestrutura. Esse fator, aliado à localização estratégica entre as zonas Sul e Oeste, à segurança privada e ao estacionamento farto, atraiu a volta ao local. “Conseguimos otimizar os custos e aproveitar divisórias e fiações elétricas já instaladas”, enumera Patricia Mayer, acrescentando que as melhorias vão

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A lista de tendências apontadas pelos estreantes (Dani Dacorso/Veja Rio)

O endereço é o mesmo, mas a experiência será totalmente diferente, garantem as sócias. A começar pela entrada, nos fundos do shopping. O percurso partirá do térreo, onde ficarão os primeiros lofts e estúdios, além de lojas, trazendo tons vibrantes um bar secreto, um café e jardim com a grife do escritório Burle Marx. A um lance de escada rolante, mais inspirações para residências e áreas de uso comum, como a lavanderia e o espaço wellness.

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O terceiro andar, aberto ao público em geral, concentrará o Descolados Bar, com cardápio assinado pelo chef francês Frédéric Monnier e sets de DJ no início das noites de quinta a sábado. Daniel Marques Mendes e Marcello Leite Barbosa materializaram o lampejo de ter uma árvore feita de fibra de vidro em destaque no balcão. “Tentei de todas as formas resistir à proposta do Daniel, porque estava focado em outro projeto e achei que não daria tempo. Que bom que ele insistiu”, conta Leite Barbosa, estreante no evento. “Só a mente de cientista maluco do Marcello seria capaz de viabilizar essa ideia”, completa o parceiro.

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Marcello Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes assinam o Descolados Bar (Andre Nazareth/Divulgação)

Também em dupla foi desenvolvido o wine bar Rosso Bar à Vin, sob a batuta do veterano Wair de Paula e da designer de interiores Aurea Carvalho, que tem 45 anos de vida e doze de carreira e participa da CASACOR pela primeira vez. “Ela dá uma segurada nas minhas viagens. E traz soluções de arquitetura muito práticas”, elogia o designer, que gosta de dizer que tem um pé no “maximalismo meio heavy metal”.

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Wair de Paula e Aurea Carvalho no Rosso Bar à Vin (Dani Dacorso/Veja Rio)

Responsáveis pelo restaurante Afeto, com menu a cargo do Cooking Buffet, Ana Cano e Bernardo Villar, que estudaram juntos na faculdade, uniram suas estéticas em prol de um ambiente com aconchego de casa de vó. “Ana me provocou, eu saí da zona de conforto e aceitei coisas novas, como as listras nas paredes”, exemplifica Bernardo, 47, que debuta na CASACOR com um currículo de 24 anos dedicados a urbanismo, projetos corporativos e comerciais. Ana resume o que é participar da mostra: “É algo mágico, que abre portas e a cada ano fica melhor”. E os cariocas vão poder conferir esse encanto pessoalmente.

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Afeto: Ana Cano e Bernardo Villar, estreante na mostra (Dani Dacorso/Veja Rio)

CASACOR RIO 2025. Fashion Mall. Entrada pela Rua Povina Cavalcanti, 120, São Conrado. Ter. a dom. 12h/21h. R$ 60,00 a R$ 120,00. Ingressos pelo appcasacor.com.br. De 9 de setembro a 26 de outubro.

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A lista de tendências apontadas pelos estreantes (Dani Dacorso/Veja Rio)



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