Volta Redonda Promove 3ª Conferência Municipal Dos Direitos Humanos No Dia 12 De Setembro

Tempo de leitura: 4 min


Volta Redonda promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos no dia 12 de setembro

Evento, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal, reunirá a sociedade para debater quatro eixos e eleger delegados para a Conferência Estadual

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), e o Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), realizam no dia 12 de setembro a 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos, que acontecerá na sede da Aciap-VR (Associação Comercial Industrial Agropastoril de Volta Redonda), das 8h às 19h, com entrada franca.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, cita o peso político da conferência. “Toda conferência é importante para elaborar políticas públicas. Há muitos anos que não fazemos Conferência dos Direitos Humanos; no mês de julho deste ano realizamos a Conferência da Mulher e agora fomos convidados a realizar a de Direitos Humanos para que a população seja ouvida no seu coletivo e possa dizer o que avançou, se houve retrocessos, o que precisamos ainda avançar. O povo vai discutir políticas públicas para o Município executar. Volta Redonda tem um histórico de defesa dos direitos humanos, quando tivemos a mão amiga, a presença do bispo Dom Waldyr Calheiros, que defendia com unhas e dentes a luta dos trabalhadores, os direitos dos mais fracos e da população da nossa cidade”, concluiu.

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos vai debater quatro eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos – Igualdade e Justiça Social; Democracia e Participação Popular; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional e Fortalecimento da Institucionalidade na Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.

A integrante do Conselho Municipal dos Direitos Humanos e assessora de Promoção de Políticas para os Direitos Humanos da SMDH, Cidinha Araújo, destaca o alcance da Conferência:

“É um momento importante de discussão e elaboração de propostas para garantir que aconteça avanços nas políticas públicas de defesa dos direitos humanos. A 3ª Conferência terá o tema proposto pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, que é ‘Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos’; consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, disse Cidinha.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), advogado João Catta Preta, falou das expectativas na realização da 3ª. Conferência de Direitos Humanos. “O CMDH com a Conferência terá a oportunidade de criar e fortalecer Núcleos Especializados de Atendimento em delegacias, hospitais e centros de referência, com equipes multidisciplinares (psicólogos, assistentes sociais, advogados) preparados para acolher e orientar vítimas de violência de forma humanizada”, afirmou o advogado, acrescentando:

“Também ampliar o Programa de Defensores de Direitos Humanos, comunicadores, ambientalistas, incluindo a criação de um observatório nacional para monitorar e registrar ameaças e ataques, além de emitir alertas e articular ações de proteção imediata em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário”, afirmou João Catta Preta.

A Conferência Municipal acompanha o calendário nacional com a escolha de delegados que irão participar da 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que acontecerá no dia 26 de setembro de 2025.

Foto de arquivo: Geraldo Gonçalves.
Secom/PMVR

Pin It



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *