Quaquá defende modelo de turismo integrado com pescadores e indígenas no Maraey

Tempo de leitura: 3 min


O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o CEO da Maraey, Emílio Izquierdo, anunciaram juntos o início de uma nova fase para o projeto turístico que promete transformar a região de Zacarias e integrar comunidades tradicionais ao desenvolvimento econômico do município. A fala ocorreu durante um almoço oferecido pela Prefeitura de Maricá aos empreendedores da Maraey, realizado na fazenda pública do Espraiado, em um banquete com pratos típicos preparados com ingredientes locais.

Zacarias como protagonista

Durante sua declaração, Quaquá ressaltou que a chegada definitiva do projeto Maraey marca o início de “uma nova história para Zacarias”. O prefeito destacou a importância da comunidade de pescadores, considerada patrimônio histórico e turístico da cidade, que, segundo ele, será a principal beneficiada com a implantação do empreendimento.

“Agora, vida nova para o filho dos pescadores, memória preservada, economia pujante, para que todos ganhem, ganhem muito, com a vinda do projeto Maraey pra Maricá. Maricá inteira vai ganhar, mas quem mais vai ganhar são os pescadores de Zacarias”, afirmou Quaquá.

O prefeito também destacou que o projeto irá contemplar os povos indígenas Guarani da região, que serão integrados às ações de turismo sustentável. A iniciativa prevê a criação de um grande corredor turístico, interligando diferentes projetos, como o Parque dos Jacarés, a piscina de ondas e o skate park.

Qualificação da mão de obra local

O CEO da Maraey, Emílio Izquierdo, reforçou a importância de priorizar os moradores da cidade nos postos de trabalho que serão gerados.

“Necessitamos que a maioria das pessoas que vão trabalhar na construção, depois na operação dos hotéis, que sejam qualificadas, treinadas, dentro do município”, destacou.

Em resposta, Quaquá afirmou que a prefeitura vai assumir o compromisso de preparar essa mão de obra:
“Eu quero que você defina quais são as profissões que vai precisar… Ok! Que a prefeitura vai assumir a qualificação dessas profissões.”

Turismo integrado à comunidade

Outro ponto enfatizado por Quaquá foi o diferencial do projeto: o turismo integrado com a comunidade. Ele ressaltou que mais de 90% da área de restinga será preservada e que haverá ações de reflorestamento com espécies nativas, inclusive com aproveitamento de frutos para uso na gastronomia dos hotéis.

“Este hotel tem que ser cada vez mais um hotel que traz a cidade para dentro, traz a economia da cidade para dentro da hotelaria do turismo de Maricá”, explicou.

O prefeito também destacou que a rede hoteleira de Maraey incluirá vinhos da Serra do Rio de Janeiro e que chefs de cozinha utilizarão alimentos produzidos em Maricá, como o aipim cultivado localmente, reforçando o conceito de valorização da economia e cultura locais.





Conteúdo Original

2025-08-29 09:27:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *