Polícia prende dupla paulista que aplicava ‘golpe do falso exame’ contra idosos em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

Tempo de leitura: 4 min
Um dos suspeitos entrando na viatura da Polícia Civil — Foto: Reprodução


Duas pessoas foram presas, nesta quarta-feira, por policiais da 16ª DP (Barra da Tijuca) suspeitas do golpe do falso exame. Vitor de Souza e Clayton de de Jesus Passos, ambos de 23 anos, foram capturados num condomínio de luxo na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a policia, eles são de São Paulo e afirmaram estar há poucos dias na cidade. Os dois disseram ainda que estavam escondidos no Morro de São Carlos, na região central da capital.

  • Já teve alta: Conheça hospital de luxo onde chefe do CV de altíssima periculosidade ficou internado para realizar cirurgia
  • Na cadeia desde 2008: Preso de altíssima periculosidade que fez cirurgia em hospital de elite no Rio pode ser transferido para presídio federal em até três anos

As investigações apontam que os suspeitos tinham acesso a informações pessoais das vítimas, inclusive sobre atendimentos médicos, e, assim, entravam em contato com elas — a maioria idosos — informando que seus exames haviam apresentado alterações e que precisavam ser levados imediatamente ao médico responsável. A dupla, destaca a polícia, oferecia uma entrega dos resultados em casa. Ao chegarem às residências cobravam um pequeno valor que, afirmavam, só poderia ser pago com cartão de débito. Eles, então, ainda segundo as investigações, realizavam transações bancárias fraudulentas.

— Esses indivíduos integram uma quadrilha especializada na prática do golpe do exame médico. De alguma forma eles conseguem obter informações privilegiadas de pessoas que realizaram exames médicos recentemente — disse o delegado Neilson Nogueira, titular da 16ª DP.

Segundo o policial, nas máquinas de cartão é colocado um valor muito elevado. Os golpistas, então, afirmam que a operação bancária não está sendo autorizada e, assim passam o cartão diversas vezes.

— Esse tipo de fraude tem sido cada vez mais recorrente fazendo muitas vítimas, na sua maioria pessoas idosas, que estão fragilizadas por estarem tratando algum problema de saúde. Mas é importante que saibam que não é comum hospitais e clínicas entregarem, através de serviços de motoboy, exames em residência. Na maioria das vezes, (o resultado) é disponibilizado por meio de plataformas digitais na internet ou na sede do próprio estabelecimento.

Nesta quarta-feira, uma vítima entrou em contato com a 16ª DP após supostos funcionários do plano de saúde informarem que os exames médicos de um parente idoso estavam prontos e ofereceram a entrega na residência. Diante dessas informações, policiais civis foram até o local.

Os agentes abordaram Vitor no momento em que ele se identificava na portaria do condomínio, pilotando uma motocicleta para entregar o suposto exame. Com ele, foram encontradas diversas máquinas de cartão e envelopes lacrados contendo os supostos exames, guardados em sua mochila.

Simultaneamente, outra equipe de policiais civis monitorava a parte externa do condomínio e percebeu a presença de Clayton, também conduzindo uma motocicleta, dando cobertura. Quando viu os policiais se aproximarem do cúmplice, ele abandonou o veículo e tentou fugir, mas foi alcançado.

Vitor e Clayton foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato e associação criminosa. As investigações continuam para identificar os demais integrantes da quadrilha.

Os presos serão encaminhados para a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) e passarão por audiência de custódia. O GLOBO tenta contato com a defesa dos dois. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.



Conteúdo Original

2025-08-14 10:25:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *