O brasileiro Lucas Fink segue imbatível no Circuito Mundial de Skimboard e deu mais um passo rumo à consagração histórica. No último fim de semana, o carioca venceu a terceira etapa da United Skim Tour (UST), realizada em Outer Banks, na Carolina do Norte, costa leste dos Estados Unidos, e manteve os 100% de aproveitamento na temporada. Com o resultado, se aproxima do título e pode conquistar, de forma antecipada, seu quinto título mundial, algo inédito na história do esporte.
As condições do mar estavam longe do ideal. Ondas pequenas exigiram dos atletas preparo físico intenso desde a corrida inicial até as manobras. Mesmo assim, Fink se destacou com uma média de 8.0 pontos ao longo da competição.
— Há 10 anos ganhei aqui meu último campeonato como atleta amador. Estou muito feliz e focado em trazer o penta para o Brasil já na próxima etapa — disse Fink ao GLOBO.
Vitória em território simbólico e domínio total
A etapa de Outer Banks teve sabor especial para o brasileiro. Foi no mesmo local, uma década atrás, que ele venceu sua última competição como amador. Agora, retorna como protagonista absoluto do circuito profissional.
Fink já havia vencido as duas primeiras etapas da temporada: em Cabo San Lucas (México) e na Praia da Sununga, em Ubatuba (SP) — justamente as únicas que ainda não figuravam no seu currículo de conquistas. O circuito da UST é composto por seis etapas, e apenas os quatro melhores resultados contam para o ranking final. Ou seja, com mais uma boa colocação, Fink pode confirmar o título por antecipação.
A final em Outer Banks foi 100% verde-amarela, destacando o protagonismo do Brasil no cenário do skimboard. No caminho até o título, Lucas ainda derrotou dois outros brasileiros, ambos ex-alunos de sua escola de skimboard localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Mais do que a preparação técnica, Fink tem apostado no equilíbrio mental. O atleta mantém uma rotina de mentorias com o palhaço e preparador emocional Marcio Libar, inclusive nos dias das competições. A prática, segundo ele, o ajuda a manter o foco e a leveza nos momentos decisivos.
A quarta etapa da temporada será realizada nos dias 8, 9 e 10 de agosto em Dewey Beach, Delaware, também na costa leste dos EUA. Se Fink alcançar pelo menos o segundo lugar, já garante o título e entra para a história como o primeiro pentacampeão mundial da UST.