O carnaval passou, mas ainda não acabou de verdade no Rio. Entre sábado (21) e domingo (22), a cidade ainda tem Desfile das Campeãs, Bloco da Anitta, Monobloco e outras atividades ligadas à folia para quem segue no clima carnavalesco. Além dos grandes eventos, a agenda cultural da cidade tem programação para todos os gostos: de roda de samba para mães foliãs a mostras de cinema exclusivas para quem já cansou dos blocos. Bora lá!
Ressaca de carnaval no Boulevard Olímpico tem samba para ‘mães boêmias’
No Centro, fora dos megablocos, um evento no domingo (22) oferece uma oportunidade para as mamães que querem curtir o carnaval para além dos blocos infantis. A sétima edição da Mãe Boêmia agita o Parque Boulevard Olímpico, a partir das 14h, com uma roda de samba e marchinhas formada por mães apaixonadas pela folia. Organizado pela jornalista Marina Gonçalves, o evento chega à sua sétima edição no Rio.
Enquanto os responsáveis sambam, as crianças contam com uma programação própria, com brincadeiras e oficinas. A “ressaca” do carnaval da Mãe Boêmia ainda será palco para o lançamento do livro “Guia dos Pequenos Exploradores – Rio de Janeiro”, publicação que reúne dicas de passeios culturais para famílias na cidade. O evento é gratuito e a concentração acontece na Rua do Mercado, 34.
Pretinho da Serrinha e Seu Jorge encerram carnaval do Terreirão em 2026
No sábado (21), o Terreirão do Samba Nelson Sargento encerra sua tradicional programação de carnaval para este ano com um encontro de grandes vozes do samba e do pagode. A principal atração é Pretinho da Serrinha e Seu Jorge, que tocam juntos no palco do espaço na Praça Onze. Também passam por lá artistas como Leandro Sapucahy e Tiee, além dos grupos Clareou, Pique Novo e Balacobaco.
A entrada é paga, com meia a R$ 15 e inteira a R$ 30. Os ingressos estão disponíveis na própria bilheteria do Terreirão, que fica na Rua Benedito Hipólito, 66, e no site Bilheteria Digital. A classificação indicativa é 18 anos.

Pontos de cultura promovem ‘teia’ de oficinas e roda de samba em Niterói
Para quem procura programação do outro lado da Baía de Guanabara, o Centro Cultural Cauby Peixoto, em Niterói, oferece, no domingo (22), um encontro de pontos de cultura da Região Metropolitana. Os grupos, que integram o programa federal Cultura Viva, participam da Eco Teia — uma reunião de oficinas culturais abertas ao público e com entrada gratuita.
O tema do encontro é a luta por justiça climática nas favelas, mas a programação é diversificada, com atividades que vão da tradicional roda de samba a aulas de dança do ventre. Participam da “teia” coletivos como a Maloca Cultural, o Campus Avançado e a escola de samba Império de Araribóia. A programação vai de 9h às 15h
O Centro Cultural fica na Alameda São Boaventura, 263, no Fonseca.

Diretores cultuados do cinema internacional ganham mostras no MAM e no CCBB
Quem for passar pelo Centro, mas prefere se esconder dos megablocos na sala de cinema, tem a chance de conhecer o trabalho de dois cineastas renomados em duas novas mostras do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
No CCBB, quem comanda o bloco é Sarah Maldoror, diretora franco-guadalupense que faleceu em 2020 e foi pioneira no cenário do cinema anticolonial feito em território africano. A retrospectiva, com 20 filmes, começou na última quinta (19) e é a maior mostra sobre a cineasta já realizada no país. Neste fim de semana, a programação tem duas sessões na tarde do sábado (21) e outras duas no domingo (22), todas gratuitas. Apesar disso, os espectadores precisam retirar o ingresso previamente na bilheteria do CCBB ou no site do museu.
No Flamengo, a Cinemateca do MAM exibe o trabalho de outro cultuado cineasta estrangeiro que raramente passa pelas salas de cinema do país. A mostra “Panorama: Johnnie To”, que também começou na quinta (19), traz quinze longa-metragens de um dos diretores mais influentes de Hong Kong no século 21. É a primeira retrospectiva no país dedicada ao cinema dele e, neste fim de semana, a Cinemateca exibe filmes como “PTU”, “Apostando no carma” e outros sucessos dele na Ásia inéditos no Brasil. A entrada é gratuita; programação e ingressos estão disponíveis no site do MAM.

Com informações da fonte
https://temporealrj.com/bora-la-pos-carnaval/

