Off Carnaval: programação cultural no Rio para quem não quer ir para bloco

Tempo de leitura: 4 min


Nem todo carioca gosta de folia, é verdade. E, por isso, o Rio de Janeiro oferece diversas opções de atividades nã0-carnavalescas para quem quer aproveitar o feriado longe dos blocos.

Entre exposições, filmes e passeios, selecionamos algumas atividades para os cariocas fazerem pela cidade entre o sábado de carnaval (14) e a quarta-feira de cinzas (18). Confira!

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A programação do CCBB está com atrações especiais para os fãs de fotografia e histórias em quadrinhos. A exposição Vetores-vertentes: fotógrafas do Pará reúne 170 obras — entre instalações, vídeos e fotos — de 11 fotógrafas paraenses que registraram a cultura amazônica nas últimas quatro décadas.

Viva Maurício – Maurício de Sousa, a experiência Imersiva insere os fãs da Turma da Mônica na vida e na trajetória artística do cartunista que deu origem a estes e outros personagens como Chico Bento, Penadinho e Jotalhão. Desenhos, itens de acervo pessoal, vídeos e fotos estão entre os 200 itens da mostra.

Continua após a publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb (14) e dom (15), das 9h às 18h. Fechado segunda (16) e terça (17). Qua (18), das 12h às 20h. Grátis.

Na Barra da Tijuca, a vasta programação do Museu do Pontal inclui homenagens a diversos artistas brasileiros. Sérgio Vidal: nas batucadas da vida celebra a obra do carioca discípulo de Heitor dos Prazeres (1898-1966), que recebe sua primeira retrospectiva.

Reunindo nove obras em madeira — que chegam a até três metros de altura — José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau reúne a produção do artista que dá título a mostra e dos também pernambucanos Gilvan Bezerra, Dário Bezerra e Luiz Benício.

Continua após a publicidade

Na Ocupação Naná Vasconcelos, o público é levado a uma experiência imersiva formada por estímulos sonoros e visuais e instrumentos utilizados pelo músico eleito melhor percussionista do mundo diversas vezes.

Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3 300, Barra da Tijuca. Sáb. (14) e dom. (15), 10h às 18h. Grátis (com contribuição voluntária).

Com diversos cinemas abertos pela cidade, o período carnavalesco pode ser uma grande chance para os cariocas se prepararem para a cerimônia do Oscar, que acontece no dia 15 de março.

Continua após a publicidade

Representante do Brasil na premiação, O Agente Secreto concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura). Ambientado em Recife na década de 1970, a obra de Kléber Mendonça Filho conta a história de um professor universitário que retorna de São Paulo para a capital pernambucana, e explora temas como memória, a repressão da ditadura militar e a cultura popular.

Também estão em cartaz pela cidade outras obras que concorrem à premiação, como PecadoresBugoniaHamnetMarty Supreme, Valor Sentimental, A Voz de Hind Rajab e Foi Apenas Um Acidente.

Outra opção é visitar os inúmeros pontos turísticos do Rio de Janeiro que mantém o período de visitação normal durante a folia, como o Cristo Redentor, o BioParque do Rio, a Feira de São Cristóvão e o Jardim Botânico — que terá seu funcionamento interrompido temporariamente apenas na manhã de terça-feira, momento da passagem de um bloco.

Continua após a publicidade

 

 



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/programacao-off-carnaval-2026/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *