Enquanto a Real e a Vila Isabel enfrentam punições por problemas de operação no Rio, outra empresa de ônibus — dessa vez na Baixada Fluminense — foi penalizada por irregularidades na prestação do serviço. A Master Transportes Coletivos, uma das mais tradicionais da região, é alvo de uma intervenção parcial do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ) e está proibida de operar duas linhas intermunicipais.
A decisão foi decretada pelo Departamento no Diário Oficial desta quarta-feira (11). A medida ocorre após uma série de denúncias feitas por usuários e prefeituras sobre a Master, que incluem desde descumprimento de horários a circulação de ônibus com estado precário de conservação.
As linhas afetadas são a 131I, que liga Duque de Caxias a Nova Iguaçu via Light, e a 138I, que vai de Caxias a Nilópolis pelo Jardim América. A partir de sábado (14), a Master fica impedida de gerir as duas linhas. A Viação São José vai ficar responsável por garantir que as linhas continuem circulando; no caso da 138I, a operação será feita em conjunto com a Expresso São Francisco.
As tarifas das duas linhas não vão passar por alterações. A passagem custa R$ 6,85 na 131I e R$ 5,95 na 138I.
Master teve ônibus rebocado por circular em situação ilegal
A intervenção na Master tem caráter emergencial e é válida por até um ano, caso uma nova licitação de ônibus não seja concluída nesse período. A medida também pode ser reavaliada caso a empresa regularize sua situação com o Detro.
No final do ano passado, a autarquia rebocou um coletivo da empresa que circulava sem registro do Detro. Na mesma ação de fiscalização, a Master foi alvo de 27 autos de infração de uma só vez. Entre os últimos trimestres de 2024 e 2025, a empresa somou cerca de 93 autuações. A maior parte delas aconteceu por conta de problemas no ar-condicionado dos ônibus.
Nas duas linhas citadas pelo decreto, uma equipe técnica do Detro vai acompanhar se as novas viações responsáveis pela operação estão cumprindo as normas obrigatórias de refrigeração. Na mesma medida, a autarquia prometeu também monitorar as condições de refrigeração em qualquer outro serviço que permaneça sob responsabilidade da Master Transportes.
Com Fábio Martins



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/master-proibida-duas-linhas-onibus-baixada/

