Reciclobloco: limpeza de praia vira experiência de Carnaval em Copacabana

Tempo de leitura: 6 min


A orla de Copacabana foi palco, nesta segunda-feira, de uma mobilização que uniu cuidado com o meio ambiente e clima de Carnaval, conciliando limpeza, criatividade e conscientização ambiental. O evento, que ganhou o nome de Reciclobloco, foi promovido pela Orla Rio, em parceria com a Embratur e o quiosque Mar de Copa.

O bairro recebeu pela primeira vez a oficina comandada pelo Acervo Alfinete, espaço dedicado à criação de fantasias de Carnaval a partir de materiais recicláveis coletados em ações anteriores. Ao longo do dia, materiais como plásticos e papéis descartados foram ressignificados e transformados em adereços, máscaras e elementos carnavalescos.

“O Reciclobloco traduz o Brasil que queremos apresentar ao mundo: um país criativo, diverso e comprometido com a sustentabilidade. Ao integrar cultura popular, cuidado ambiental e ocupação positiva do espaço público, mostramos que o turismo brasileiro pode ser experiência, consciência e transformação ao mesmo tempo”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Agenda ESG fortaleceu o cuidado ambiental na orla carioca

O Reciclobloco integra a plataforma Orla Impacto, que concentra as iniciativas da Orla Rio voltadas ao cuidado com o território, ao engajamento social e à valorização do turismo regenerativo. A plataforma articula diferentes projetos que incentivam novas formas de viver a praia com responsabilidade ambiental.

Criada em 2019, a iniciativa Recicla Orla foi o ponto de partida da atuação da Orla Rio na gestão de resíduos recicláveis nas praias cariocas. Pioneiro no setor, o programa vai além da coleta seletiva ao investir na capacitação ambiental de operadores de quiosques, estimular atitudes mais responsáveis e ampliar a conscientização de quem frequenta a orla.

Pioneiro no setor, o programa vai além da coleta seletiva ao investir na capacitação ambiental de operadores de quiosques – Foto: Divulgação

De setembro a dezembro de 2025, por meio da parceria com a Embratur, foram destinadas 57,4 toneladas de materiais recicláveis às cooperativas parceiras, desviando esses resíduos de aterros sanitários. Desse volume, 93% foi composto por vidro, papel e papelão, enquanto pouco mais de 6% correspondeu majoritariamente a plásticos diversos e metais.

A relevância de ações que combinam educação ambiental e participação ativa da população se intensifica especialmente durante o verão e o período de Carnaval, quando o fluxo de pessoas nas praias aumenta de forma significativa. Outras estratégias integradas de cuidado com a orla, incentivadas pela concessionária, incluem o projeto Coco no Ponto, voltado à economia circular da região, e a Revolução das Bitucas, que já evitou a contaminação de aproximadamente 530 milhões de litros de água.

O Ecoa Orla tem como principal objetivo institucionalizar práticas operacionais alinhadas à economia circular e aos princípios do desenvolvimento sustentável, transformando os quiosques em vetores de excelência e responsabilidade socioambiental.

O programa oferece orientação e estímulo à melhoria contínua com bases ESG. Por meio de uma metodologia gamificada, organizada em sete níveis de maturidade sustentável, promove não apenas a evolução individual das operações, como também busca uma distribuição mais equilibrada dos níveis de maturidade entre os quiosques.

Graças ao patrocínio ao Ecoa Orla, foi possível envolver 10 alunos de graduação em um projeto de extensão junto à UFRJ, coordenado pela professora Susanne Hoffman. A parceria fomentou a entrada da academia para oferecer análise e consultoria técnica aos quiosques da Orla Rio, impulsionando a adoção de melhores práticas ESG nas operações.

O processo garantiu que a adoção de melhores práticas e dos princípios ESG ocorresse de forma consciente, evitando mudanças superficiais e alinhadas à realidade operacional de cada estabelecimento. O resultado foi o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade mais consistente na orla, elevando seu papel como referência para o turismo responsável e aprimorando a experiência do cliente.

O Reciclobloco inseriu-se nesse contexto ao aproximar a pauta ambiental do cotidiano da população. Até o momento, já haviam sido realizadas três ações de limpeza na praia, com mais de 150 voluntários e a retirada de mais de 5 mil itens recicláveis das areias, totalizando mais de 3 kg de materiais destinados corretamente.

A parceria com a Embratur e a escolha de Copacabana – um dos principais cartões-postais do país – ampliaram o alcance da iniciativa. Além disso, a proposta convidou o público a repensar o destino dos resíduos e a enxergar a transformação como linguagem.

‘’A gente aqui, como um grande equipamento turístico, que recebe todos os dias esses cariocas e turistas, nós temos que dar exemplo. E espero que a gente possa fazer também com que outros empreendedores da praia sigam o exemplo e sejam impactados positivamente. E comecem a cuidar daquela área que eles usam para sobreviver’’, encerra João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/reciclobloco-limpeza-de-praia-vira-experiencia-de-carnaval-em-copacabana/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *