O mais jovem prefeito do estado do Rio de Janeiro assume comando de Itaboraí e movimenta cenário político no RJ
Uma movimentação recente no cenário político de Itaboraí passou a repercutir também nos bastidores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No fim de janeiro, o comando da prefeitura foi assumido interinamente pelo vereador e presidente da Câmara, João Delaroli, de 21 anos, sobrinho do prefeito licenciado Marcelo Delaroli (PL).
A mudança ocorreu após o vice-prefeito, Elber Corrêa, aceitar um cargo na Alerj, por indicação de Guilherme Delaroli — pai de João e atual presidente em exercício do Legislativo estadual. A sucessão temporária colocou o jovem vereador como o prefeito mais novo do estado do Rio de Janeiro.
Nos bastidores políticos, a movimentação é interpretada como parte de uma estratégia de continuidade administrativa e fortalecimento do grupo político da família no município. Enquanto isso, Marcelo Delaroli vem sendo citado dentro do PL como possível nome para disputas maiores, incluindo uma eventual candidatura ao Governo do Estado ou ao chamado mandato-tampão de governador, caso surja essa possibilidade.
Independentemente do cenário eleitoral futuro, a configuração atual mantém a influência política da família Delaroli na gestão municipal de Itaboraí e amplia sua presença no debate político estadual.

