Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-CAP) deflagraram, na manhã desta quinta-feira, uma operação de combate a um grupo criminoso envolvido em roubo de cargas e receptação de materiais produtos de crime no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A ação faz parte da Operação Torniquete e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, além de interromper atividades ilícitas ligadas à facção criminosa Comando Vermelho.
- Guilherme Delaroli, presidente em exercício da Alerj, pode assumir o governo do Rio mesmo sem previsão legal
- Rio vai usar helicópteros de guerra em operações policiais: governo compra Black Hawk blindado; conheça a aeronave
De acordo com a Polícia Civil, após trabalhos de inteligência e monitoramento, os agentes identificaram que a região é utilizada como ponto estratégico para o transbordo e o armazenamento de cargas roubadas em importantes vias expressas da cidade, como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luiz.
As investigações apontaram que o grupo criminoso tinha como principal alvo cargas de óleos lubrificantes, contando com receptadores especializados nesse tipo de material. Ainda segundo o apurado, a quadrilha possuía envolvimento de funcionários de transportadoras, que repassavam informações privilegiadas sobre as cargas e os dias de transporte mediante pagamento.
O levantamento de informações também indicou que os integrantes do esquema atuavam como narcotraficantes na região, utilizando o roubo de cargas como uma forma de ampliar os lucros da facção criminosa Comando Vermelho. O dinheiro obtido com esses crimes era destinado à compra de armas de fogo e drogas, o que fortalecia e ampliava o domínio territorial do grupo.
Em nota, a força explicou que a operação “busca desarticular o grupo criminoso e enfraquecer um braço importante do Comando Vermelho na região, com o objetivo de interromper a expansão das atividades criminosas da facção”.
Circulação de trens afetada
Por conta da operação policial, a circulação dos trens do ramal Saracuruna foi impactada na manhã desta quinta-feira. Segundo atualização da SuperVia às 6h50, neste momento, os trens circulam apenas no sentido Central do Brasil, buscando atender o maior fluxo de passageiros.
Temporariamente, não há partidas da Central do Brasil em direção a Saracuruna. Mais cedo, houve tiroteio na região de Manguinhos, e técnicos da concessionária foram acionados para apurar se disparos atingiram a rede aérea. O ramal chegou a ser interditado.

