Uma ação policial realizada na manhã desta sexta-feira (23/1), no município de Niterói (RJ), por investigadores da 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo), com apoio operacional e integração da 26ª DP (Todos os Santos), resultou na prisão em flagrante de quatro homens que se preparavam para roubar uma residência.
O flagrante ocorreu após intenso trabalho de inteligência, com cruzamento de dados e monitoramento estratégico. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos utilizavam veículos com placas adulteradas e disfarce operacional para a prática do crime.
A ação
Por volta das 8h30, os policiais identificaram um Honda Fit preto estacionado no final da Travessa Dona Júlia, uma via sem saída, em posição considerada típica de apoio a ações criminosas.
Três homens estavam no interior do veículo. Durante a abordagem, eles afirmaram espontaneamente: “Perdi, perdi!”, reconhecendo a situação irregular. Após verificação, foi constatado que o automóvel era roubado e estava com a placa clonada.
Foram apreendidos:
- duas pistolas (uma Glock calibre 9 mm, com numeração suprimida no ferrolho, e uma Taurus calibre .40).
quatro carregadores sobressalentes. - 51 munições calibre 9 mm e 21 munições calibre .40.
- duas balaclavas (toucas do tipo ninja).
- abraçadeiras plásticas do tipo algema.
- uniformes da empresa Águas de Niterói, utilizados como disfarce.
- aparelhos celulares, mochilas e outros objetos.
Uma segunda equipe identificou outro veículo circulando de forma suspeita nas imediações. O carro era utilizado por um quarto indivíduo, que atuava como batedor, responsável por alertar o grupo sobre a presença policial.
Durante a abordagem, o suspeito danificou propositalmente o próprio aparelho celular. No interior do veículo, os agentes encontraram um cartucho intacto de calibre 9 mm.
O quarto homem foi identificado como Ricardo de Jesus Bezerra, que utilizava tornozeleira eletrônica e confirmou participação na empreitada criminosa. Ele também declarou possuir antecedentes criminais e envolvimento anterior com organização criminosa.
Não houve troca de tiros. Os quatro presos, os veículos e todo o material apreendido foram encaminhados à unidade policial, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O procedimento segue em andamento.
Em nota a Águas de Niterói informou que as pessoas detidas na operação não são funcionários da empresa.
“A concessionária reforça que todos os seus colaboradores atuam devidamente identificados com crachá oficial da empresa, cuja apresentação deve ser solicitada pelo cliente a qualquer momento. Águas de Niterói adota critérios rigorosos para a distribuição, controle e descarte de seus uniformes, sendo expressamente proibidas quaisquer formas de imitação ou falsificação.”




