Perseguição do Bope na Grande Tijuca expõe avanço dos roubos e motiva PM a iniciar operação

Tempo de leitura: 6 min
Após a perseguição policial registrada em vídeo que terminou com a prisão de dois assaltantes na Tijuca, a Polícia Militar deu início, nesta quinta-feira, à “Operação Impacto” na região da Grande Tijuca — Foto: Divulgação/ PMRJ


Uma perseguição policial registrada em vídeo terminou, na quarta-feira, com a prisão de dois assaltantes na Tijuca, Zona Norte do Rio — uma cena mais comum do que se imagina na rotina do bairro. A ação, conduzida por policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), evidencia o cenário que motivou a Polícia Militar a dar início, nesta quinta-feira, à “Operação Impacto” na região da Grande Tijuca, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente os roubos de rua e de veículos. Segundo dados do Mapa do Crime, ferramenta do GLOBO, a Tijuca está entre os dez bairros com mais registros de quatro tipos de roubos: a pedestres, de celulares, de veículos e em coletivos. Nos roubos de celulares e a pedestres, o bairro ocupa a segunda posição entre os bairros da capital.

  • CLIQUE AQUI E VEJA NO MAPA DO CRIME DO RIO COMO SÃO OS ROUBOS NO SEU BAIRRO
  • Operação mira grupo especializado em furto de petróleo que atuava em fazenda de bicheiros; prejuízo supera R$ 5,8 milhões

Agentes do Bope perseguem e prendem dupla após roubo de carro na Tijuca

Segundo a PM, foram mobilizados 190 policiais militares, 58 viaturas e 26 motocicletas para atuar por tempo indeterminado nos bairros da Tijuca, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel, Praça da Bandeira e Andaraí, todos sob responsabilidade do 6º BPM (Tijuca). O coronel Marcelo de Menezes Nogueira contou que a operação já vem sendo aplicada em diferentes regiões do estado e tem apresentado resultados expressivos.

— Temos realizado a Operação Impacto periodicamente em diferentes bairros e municípios para combater, na maioria das vezes, a prática de roubos. Os resultados têm sido bastante positivos, com reduções médias em torno de 40% nesses indicadores criminais — afirmou o secretário.

A coordenação da operação ficará baseada em frente ao Portão 2 do estádio do Maracanã, na Avenida Rei Pelé, onde foi instalado um carro-comando. O veículo contará com telas de monitoramento que receberão imagens em tempo real de câmeras fixas da região, câmeras portáteis utilizadas pelos policiais, equipamentos embarcados nas viaturas e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Além do efetivo do 6º BPM, tropas de unidades especiais e especializadas foram acionadas para reforçar o policiamento durante o período da operação. Participam da ação policiais militares do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchq) e do Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom).

Aumento nos roubos de rua

Os dois principais indicadores criminais monitorados pela operação serão os roubos de veículos e os roubos de rua. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que, no acumulado de 2025, em comparação com o ano anterior, houve redução nos roubos de veículos, mas aumento nos registros de roubo de rua na área do 6º BPM.

  • Carnaval 2026: Veja a agenda de blocos (oficiais ou não) e roteiros com escolas de samba. Acesse a ferramenta do GLOBO e crie seu roteiro

Para o comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Brum de Souza, os números dos últimos meses reforçam a necessidade de atenção permanente.

— Constatamos uma tendência de redução nos roubos de rua e um pequeno aumento nos roubos de veículos, contrariando o acumulado dos 12 meses de 2025. Por isso, vamos combater com muito empenho todas as práticas de roubos — afirmou.

Só entre janeiro e junho de 2025, a Tijuca registrou aumento de 27% nos roubos de celulares em relação ao período anterior, de acordo com o Mapa do Crime. A região do Maracanã também não fica muito atrás: ocupa a quarta posição no ranking de roubos de celulares, com crescimento igualmente de 27%.

Bope persegue e prende criminosos

Dupla de criminosos é presa após roubo de carro na Tijuca — Foto: Divulgação/ PMRJ
Dupla de criminosos é presa após roubo de carro na Tijuca — Foto: Divulgação/ PMRJ

Um dia antes, Thiago Antonio Nogueira Rocha e Matheus Vinicius da Silva foram presos após um roubo de veículo, na Tijuca, Zona Norte do Rio, por policiais militares do Bope. A ação, registrada em vídeo do alto de um prédio, mostra a perseguição pelas ruas do bairro, disparos durante a fuga e a rendição dos suspeitos.

  • VÍDEO: Bope persegue e prende dupla após roubo de carro na Tijuca

As imagens, gravadas do alto de um dos prédios na Avenida Maracanã, mostram, em sequência rápida, dois assaltantes abandonando um carro e uma motocicleta e tentando fugir a pé, enquanto uma viatura do Bope avança pela rua atrás da dupla. Durante a perseguição, é possível ouvir disparos feitos pelos policiais. Na curva da mesma via, um dos suspeitos é alcançado, tenta escapar por alguns metros, mas acaba se rendendo. O outro é capturado pouco mais à frente.

De acordo com o comando do Bope, os policiais trafegavam pela avenida, quando perceberam o momento em que dois homens abordavam um motorista e cometiam o roubo. A equipe agiu imediatamente e iniciou um “cerco tático” para impedir a fuga.

Os dois homens foram presos e encaminhados à 19ª DP (Tijuca), onde a ocorrência foi registrada. Com a dupla, os agentes apreenderam um revólver calibre 38, cinco munições intactas, dois aparelhos celulares e uma motocicleta Lander roubada.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2026/01/22/perseguicao-do-bope-registrada-em-video-expoe-avanco-dos-roubos-na-grande-tijuca-e-motiva-pm-a-iniciar-operacao.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *