Polícia desarticula maior rede de produção e distribuição de drogas sintéticas já identificada na Europa

Tempo de leitura: 3 min
Europol desarticula maior rede de produção e distribuição de drogas sintéticas já identificada na Europa — Foto: AFP


A Europol anunciou nesta quarta-feira o desmantelamento de uma rede internacional de produção e distribuição de drogas sintéticas que atuava em diversos países europeus, na que classificou como a “maior operação” desse tipo já realizada no continente.

  • ‘Como um filme de terror’: Sobrevivente de acidente com trens que deixou 41 mortos na Espanha fala sobre a tragédia
  • Vídeo: Tudo o que se sabe sobre o descarrilamento na Espanha, que lançou dois vagões em um barranco e deixou 40 mortos

A ofensiva levou ao fechamento de 24 laboratórios que operavam em escala industrial e à apreensão de cerca de mil toneladas de produtos químicos usados na fabricação de substâncias como MDMA, anfetamina e metanfetamina.

— Trabalho nisso há bastante tempo. Esta é, de longe, a maior operação que já realizamos contra a produção e distribuição de drogas sintéticas — afirmou à AFP Andy Kraag, diretor do Centro Europeu de Combate ao Crime Organizado da Europol: — Acredito que se trata de um golpe realmente duro para os grupos do crime organizado envolvidos no tráfico de drogas, em especial as drogas sintéticas.

A investigação durou cerca de um ano e contou com a atuação conjunta das polícias da Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Países Baixos, Polônia e Espanha.

Ao todo, mais de 85 pessoas foram presas, incluindo dois supostos líderes da organização, ambos de nacionalidade polonesa.

As suspeitas surgiram em 2024, quando autoridades da Polônia identificaram uma rede que importava grandes volumes de produtos químicos legais da China e da Índia.

Segundo a investigação, o material era posteriormente redistribuído pela Europa com rotulagem enganosa e destinado a laboratórios clandestinos de drogas sintéticas.

A maioria dos detidos é polonesa, mas a organização também contava com a participação de cidadãos belgas e neerlandeses.

De acordo com Kraag, a operação integra uma estratégia mais ampla de desmantelamento da “cadeia de suprimentos” para enfraquecer a indústria das drogas sintéticas.

— Esses grupos criminosos já não têm fornecimento — disse à AFP.

O diretor da Europol destacou ainda que esse tipo de droga representa não apenas graves riscos à saúde pública, mas também está associado à violência, à corrupção, à lavagem de dinheiro e a danos ambientais.

Durante a operação, foram apreendidos mais de 120 mil litros de resíduos químicos tóxicos, normalmente descartados de forma ilegal em terrenos ou cursos d’água.

— Hoje é lucro para os criminosos, amanhã será contaminação — resumiu Kraag.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2026/01/21/policia-desarticula-maior-rede-de-producao-e-distribuicao-de-drogas-sinteticas-ja-identificada-na-europa.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *