Um juiz do estado americano de Indiana e sua mulher foram baleados dentro de casa no domingo, num episódio que reacendeu preocupações sobre a segurança do Judiciário estadual em meio ao aumento recente de ameaças e atos de violência contra autoridades públicas nos Estados Unidos.
- ‘Como um filme de terror’: Sobrevivente de acidente com trens que deixou 41 mortos na Espanha fala sobre a tragédia
- Vídeo: Tudo o que se sabe sobre o descarrilamento na Espanha, que lançou dois vagões em um barranco e deixou 40 mortos
A polícia de Lafayette informou na segunda-feira que investiga os disparos contra o juiz Steven P. Meyer, do Tribunal Superior do Condado de Tippecanoe, e sua mulher, Kimberly Meyer. Ambos foram socorridos e permanecem em condição estável.
Steven Meyer, de 66 anos, anunciou recentemente planos de se aposentar no fim do ano. Ao longo de 12 anos na magistratura, presidiu diversos casos de grande repercussão no estado.
A polícia de Lafayette divulgou poucos detalhes sobre o ataque ao casal Meyer. Segundo a corporação, os agentes foram acionados por volta das 14h de domingo. No local, constataram que Steven Meyer havia sido atingido no braço, enquanto sua mulher sofreu um ferimento no quadril.
De acordo com um registro policial, um denunciante relatou que um homem foi até a porta da residência, disse ter encontrado o cachorro do casal e, em seguida, atirou através da porta antes de fugir.
No local, em um bairro residencial a cerca de dez minutos do campus da Universidade Purdue, os policiais recolheram cápsulas de munição.
O ataque levou a presidente da Suprema Corte de Indiana, Loretta H. Rush, a divulgar uma declaração pedindo maior vigilância por parte dos juízes.
“Eu me preocupo com a segurança de todos os nossos juízes”, escreveu Rush. “Ao trabalharem para resolver pacificamente mais de um milhão de processos por ano, vocês não apenas precisam se sentir seguros, como também precisam estar seguros.”
A preocupação com a segurança pessoal tem crescido entre servidores públicos em todo o país.
No ano passado, a residência do governador da Pensilvânia foi incendiada enquanto o democrata Josh Shapiro e sua família dormiam no local; a sede do Partido Republicano no Novo México foi alvo de um ataque com coquetéis molotov; e a deputada estadual democrata de Minnesota Melissa Hortman e o marido foram assassinados dentro de casa.
Steven Meyer, que já concorreu a cargos eletivos pelo Partido Democrata e atuou anteriormente no Conselho Municipal de Lafayette, esteve à frente de casos que ganharam destaque na imprensa estadual.
Em julho, por exemplo, condenou um pai a 24 anos de prisão por deixar uma arma sem supervisão no apartamento; o filho de 5 anos encontrou o revólver e matou acidentalmente o irmão de 1 ano.
Em comunicado divulgado na segunda-feira, Kimberly Meyer agradeceu ao Departamento de Polícia, aos profissionais de saúde e à comunidade pelo apoio recebido.

