Da Taça Jules Rimet ao Pluto: veja principais obras e personagens que entraram em domínio público em 2026

Tempo de leitura: 6 min




O dia 1 de janeiro não é só o Dia da Confraternização Universal. Na verdade, para muitos, também é o data em que se comemora a entrada de diversas obras em domínio público no mundo todo.
Artistas internacionais aguardados estarão no Brasil em 2026; veja a agenda dos grandes shows
Dez anos depois, veja como estão os participantes do ‘BBB 16’
Ex-Malhação Daniel Erthal faz balanço sobre venda de cervejas no réveillon: ‘Nunca imaginei que eu pudesse sustentar sozinho’
A Universidade de Duke, dos Estados Unidos, faz, todo ano, uma coletânea das principais obras, personagens e gravações que perderam seus direitos privados. De pinturas de Mondrian à primeira aparição de Pluto, o cãozinho do Mickey. O EXTRA separou alguns dos destaques de 2026, confira:
Pluto, Betty Boop e Mickey Mouse
Em 2025, a primeira versão de Mickey Mouse foi liberada para uso público após o fim do direito da Disney sobre o cartoon Steamboat Willy. Em 2026, outros nove episódios entraram em domínio público, além da primeira semana dos quadrinhos do personagem.
Pluto, ou Rover, apareceu pela primeira vez em 1930
Reprodução
E, entre esses nove episódios está a primeira aparição de Pluto, que, na época, ainda era conhecido como Rover, além de ter mudado — e muito — sua aparência
O design de Betty Boop não mudou muito em quase cem anos
Reprodução
Outra personagem foi a Betty Boop. Ela apareceu, pela primeira vez, na animação Dizzy Dishes, do Fleischer Studios, em 1930. Diferente de Mickey e Pluto, sua aparência não mudou basicamente nada nos quase cem anos desde a sua primeira aparição.
Hitchcock e Irmãos Marx
Poster de ‘Nada de Novo no Front’
Divulgação/Universal Pictures
Entre os filmes, estão as primeiras aparições e filmes falados de muitas estrelas. O ganhador do Oscar de melhor filme de 1930, Nada de Novo no Front, de Lewis Milestone, é um deles. Entre outros destaques estão: a comédia musical Os Galhofeiros, com os irmãos Groucho, Harpo, Chico e Zeppo Marx, Anna Christie e Free And Easy, primeiros filmes falado de Greta Garbo e Buster Keaton, respectivamente.
Os Galhofeiros, dos Irmãos Marx
Divulgação/Paramount Pictures
A primeira aparição na tela prateada, de Jean Harlow, Anjos do Inferno, filme dirigido por Howard Hughes, também entrou em domínio público
Anjos do Inferno foi o primeiro longa de Jean Harlow (Esquerda)
Reprodução/United Artists
Finalmente, The Big Trail, faroeste de Raoul Walsh — diretor de Seu Ultimo Refúgio, com Humphrey Bogart — e primeiro papel principal de um jovem de 23 anos chamado John Wayne, também viu seus direitos autorais cair.
Faulkner, Agatha Christie e Freud
Entre os livros, estão autores renomados como William Faulkner com Enquanto Agonizo, quinto romance do autor, têm seu título retirado de uma passagem de A Odisseia de Homero.
Da mestre dos romances de detetive, Agatha Christie, está Assassinato na casa do pastor, que também é a primeira aparição de Miss Marple, uma detetiva amadora que aparece em doze romances e vinte contos policiais da autora.
O Mal-estar na civilização, um dos principas livros de Freud
Reprodução
Um dos principais livros de Freud, O Mal-estar na Civilização, é outro destaque. Publicada pela primeira vez em Viena em 1930, é considerada uma das obras mais influentes e estudadas na psicologia.
Nas artes plásticas: Klee, Mondrian e a Taça Jules Rimet
Entre as obras de arte plástica, a Universidade de Duke destacou as obras de Mondrian e Paul Klee.
Composição com Vermelho, Azul e Amarelo
Reprodução
Composição em Vermelho, Azul e Amarelo, de Piet Mondrian, segue bem o seu estilo clássico, utilizando apenas essas três cores — e o preto para as linhas — em quadrados e formas geométricas bem definidas.
De Paul Klee, Duke destaca Amizade Animal, Tier Freund Schaft, nome original.
Paul Klee foi um dos destaques do ano
Reprodução
A tão amada e reconhecida por todos os brasileiros, a Taça Jules Rimet, também entrou em domínio público este ano. Obra de Abel Lafleur, o troféu original da Copa do Mundo consistia da imagem de Nike, deusa da vitória Grega e foi roubado da sede da CBF em 1983, nunca recuperado e presumidamente derretido.
Design da Taça Jules Rimet, que viu sua cópia original ser roubada da CBF em 1983, entrou em domínio público
Reprodução
Dream A Little Dream e Georgia On My Mind são os destaques musicais
Entre as composições musicais, estão Georgie On My Mind de Hoagy Carmichael. Famosa na voz de Ray Charles — essa versão não entrou em domínio, só a composição em si —, a música chegou no primeiro lugar do Billboard Hot 100. Por acaso, ela também é a música oficial do estado da Georgia, nos Estados Unidos.
Dream A Little Dream of Me, de Fabian Andre, Wilbur Schwandt e Gus Kahn também entrou no balaio. Ela é famosa na voz de Cass Elliot do The Mamas & the Papas, numa gravação de 1968. Amplamente utilizada em séries e filmes, ela foi usada, recentemente, na quarta temporada de Stranger Things.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2026/01/da-taca-jules-rimet-ao-pluto-veja-principais-obras-e-personagens-que-entraram-em-dominio-publico-em-2026.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *