O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que reúne mais de 160 instituições vinculadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), termina no próximo dia 30. Por meio da ação, podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia nem estejam prescritas.
Os interessados podem desfrutar de condições especiais de parcelamento, com desconto no valor total do débito ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.
As negociações podem ser feitas diretamente pelos canais digitais dos bancos e pela plataforma Consumidor.gov.br — é preciso ter conta Prata ou Ouro. Também é possível negociar presencialmente nos Procons participantes até 28 de novembro. A consulta aos bancos e Procons participantes, assim como os seus canais de negociação, pode ser feita no Portal Meu Bolso em Dia da Febraban.
Segundo a Febraban, na última edição do mutirão, que ocorreu em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados. A iniciativa conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons, além de envolver mais de 160 instituições financeiras, além de entidades parceiras.
“A renegociação de dívidas é uma iniciativa dos bancos e dos nossos parceiros para que o consumidor possa retomar o controle da sua vida financeira, evitando o agravamento da situação e o superendividamento”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
E as dívidas não bancárias?
Segundo a Febraban, dívidas não bancárias, como contas de consumo, podem ser negociadas no site da Serasa ou pelo App Serasa, diponível no Google Play e Apple Store.
Também é possível negociar nas agências dos Correios. Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome. Leve o seu CPF e um documento original com foto. Os endereços das agências participantes podem ser conferidas aqui.
Como saber se tenho dívidas em atraso?
Basta acessar o Registrato — relatório mantido pelo Banco Central (BC). Nele, é possível consultar informações sobre os empréstimos e os financiamentos em seu nome, a lista dos bancos e das financeiras onde você tem conta ou outro tipo de relacionamento, as suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros meios, e as dívidas em seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin Federal).
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/11/mutirao-dos-bancos-consumidores-tem-ate-30-de-novembro-para-negociar-dividas-em-atraso.ghtml
Mutirão dos bancos: consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas em atraso

Nenhum comentário
