- 1. Parque Nanci – Águas Milagrosas
- 2. Orla de Araçatiba – Artesanato, saberes tradicionais e os desfiles de Natal
- 3. Praça do Boqueirão – Flora e fauna da região
- 4. Itaipuaçu – Floresta Encantada e Casa do Bom Velhinho
- 5. Camburi e Flamengo – Natal para toda a família
- 6. Ponta Negra – Luzes refletidas no mar e espaços instagramáveis
- 22 desfiles: a grande Parada de Natal
- A brasilidade como essência do Natal
O Natal Brasilidade 2025 vai transformar Maricá em um circuito de luz, arte e celebração da identidade brasileira. O evento acontece entre 22 de novembro e 6 de janeiro, sob direção artística do carnavalesco Milton Cunha, e contará com 22 desfiles que marcarão o retorno das apresentações natalinas na orla de Araçatiba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente
“É a potência de Maricá. Você primeiro vai reconhecer os desfilantes, os brincantes como mães, pais, avós, filhos, netos. Vai estar todo mundo, a família maricaense inteira. E como estética natalizada, gente, não é carnaval, é desfile de Natal. Mas é alegre, celebrativo. A gente vai ter uma celebração da inclusão em Maricá, uma utopia de coisas boas e felizes que acontecem na localidade. São 22 desfiles que celebram a grandeza do Natal Iluminado de Maricá. Lindo”, ressalta Milton.
A cidade será ocupada por seis polos temáticos, cada um com uma proposta estética diferente, reunindo cenários instagramáveis, atrações culturais e experiências imersivas.
1. Parque Nanci – Águas Milagrosas
O polo terá como tema o universo das águas e suas simbologias. O local receberá pista de patinação, áreas interativas, espaços para recreação, experiências sensoriais que misturam iluminação e movimento e fantasia. É o polo mais voltado às crianças e às famílias.
2. Orla de Araçatiba – Artesanato, saberes tradicionais e os desfiles de Natal
Principal palco dos 22 desfiles, Araçatiba receberá: desfile temático diário entre os dias 22 de novembro e 28 de dezembro, presépio artístico, cenários dedicados às culturas indígenas e tradicionais, e referências diretas à identidade maricaense.
É também aqui que ocorrem os shows, o espetáculo pirotécnico e a Dança das Águas ao final dos desfiles.
3. Praça do Boqueirão – Flora e fauna da região
O Boqueirão ganha cenografia inspirada na biodiversidade local, com esculturas luminosas, ambientação com foco ambiental e decoração que remete às paisagens naturais de Maricá.
4. Itaipuaçu – Floresta Encantada e Casa do Bom Velhinho
Um dos espaços mais aguardados, com a Casa do Papai Noel, ambientação mágica de floresta, estruturas que remetem à fantasia natalina, áreas para fotos e atividades infantis.
5. Camburi e Flamengo – Natal para toda a família
Dois polos voltados à convivência comunitária, reunindo:
São pontos mais intimistas, pensados para as famílias dos bairros.
6. Ponta Negra – Luzes refletidas no mar e espaços instagramáveis
O polo litorâneo terá: iluminação especial sobre o mar, mirantes decorados, áreas para fotos, estrutura que transforma o bairro em um cenário natalino à beira-mar.
22 desfiles: a grande Parada de Natal
Os desfiles acontecem todas as quintas, sextas, sábados e domingos, sempre das 20h às 21h, entre 22 de novembro e 28 de dezembro.
Ao final de cada desfile, o público acompanha show pirotécnico sobre as águas, a Dança das Águas e apresentações musicais.
“Vinte e dois desfiles. Estreia em 22 de novembro e termina 28 de dezembro. Todo dia, pontualmente às 8 da noite, termina às 9, com uma explosão de foguetes belíssimos nas balsas. Depois vem a dança das águas, tem show, e as famílias 9h30 estão voltando pra casa”, detalhou Milton Cunha, diretor artístico do espetáculo.
A brasilidade como essência do Natal
Perguntado sobre o conceito de “brasilidade”, Milton Cunha explica que o Natal de Maricá traduz valores universais com estética brasileira:
“Me interessava tanto que você pegasse os ensinamentos de Jesus — amai-vos uns aos outros, se respeitem, não façam guerra, paz mundial, oportunidades. Queria que esse crivo maricaense mostrasse tudo que nós já fizemos em xilogravuras e cordéis sobre o nascimento de Jesus. Então é brasileiríssimo, bem-humorado, cheio de esperança. É sobre as pessoas, sobre as famílias. Todo mundo vai se reconhecer nos valores que o Natal Iluminado de Maricá celebra.”
Ele também destaca elementos locais que estarão nas alegorias:
“Vai olhar e dizer: ‘Olha a garça, símbolo de Maricá! Olha o vermelhinho, o ônibus que a gente anda aqui! Olha os projetos da terceira idade!’ É a cara de Maricá, é a cara do Brasil. É um Natal muito nosso e diferente de tudo o que vocês já viram em outros lugares.”

