Um homem de 58 anos, cabelos compridos, bem vestido, com blazer escuro sobre calça e camisa azul, tentou entrar num prédio da Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, para furtar por volta das 19h10 desta terça-feira. Fingindo ser morador disse que iria primeiro para o 4º andar e depois, para o 5º. O porteiro desconfiou e passou a fazer perguntas deixando-o embaraçado. Ele ainda tentou se safar dizendo que iria encontrar a esposa que estava num dos apartamentos. O funcionário desconfiou e ligou para a polícia que prendeu o suspeito, que já era uma figura conhecida pelos moradores da Zona Sul, por acusação de furtos em diversas residências e estabelecimentos comerciais.
- A investigação: Polícia vai pedir prisão de homem de meia-idade que invade e furta prédios da Zona Sul; suspeito já passou por 11 detenções
- Figura fácil: Moradores de Copacabana reconhecem nas ruas homem investigado por furto em prédios da Zona Sul
Identificado como Eduardo Lordão, ele era investigado pela 12ª DP (Copacabana), cujo delegado Angelo José Lages Machado já havia pedido sua prisão. Mas, acabou sendo preso por policiais da 15ªDP (Gávea) numa ação conjunta com policiais militares 23° BPM (Leblon). Suspeito tem 36 passagens pela polícia, incluindo a prisão. A delegada Daniela Terra disse que a ação do porteiro foi fundamental:
—Essa prisão foi feita por um porteiro. Ele chamou a polícia que foi lá (no prédio) e trouxe o cara para cá. O porteiro desconfiou e viu que era ele — contou a delegada.
Segundo a polícia, o suspeito seria o responsável por invadir condomínios de luxo nos bairros da Gávea, Leblon e Ipanema. A ocorrência foi encaminhada para a 15ª DP (Gávea).
- Cerco policial: Operação contra roubo e desmanche de carros deixa dois feridos e dois mortos na Vila Kennedy; droga é encontrada em escola
Vítimas filmaram abordagens
O homem tinha se tornado figura fácil nas redes sociais, em vídeos divulgados pelas vítimas. Num dos mais recentes, gravados na tarde de quarta-feira da semana passada, por volta das 15h30, ele aparece coagindo duas funcionárias de uma loja, com um comportamento intimidador, afirmando conhecer o dono do estabelecimento e alegando que traz uma encomenda. Apesar da tentativa, não conseguiu levar nada.
Outro vídeo, publicado nesse mesmo dia, mostra Lordão entrando em um edifício na Rua Marques de Paraná, no Flamengo, por volta das 12h30. Ele chegou a acessar o prédio, mas não conseguiu subir nem entrar nos apartamentos. A porteira desconfiou da atitude e impediu sua passagem.
- Barricada Zero: prefeituras vão fiscalizar se barreiras serão refeitas pelo tráfico
Já em 7 de novembro, por volta das 12h34, ele foi visto próximo a uma banca de jornal no Largo do Machado. No dia anterior, às 12h45, foi reconhecido quando tentava entrar em um edifício na Rua Miguel Lemos, em Copacabana. Funcionários o reconheceram e, ao notar que havia sido identificado, ele deixou o local rapidamente.
O homem também é suspeito de furtar um celular em um salão de beleza em Copacabana, no último dia 1º. Há também relatos de que ele teria invadido um apartamento no bairro em 26 de outubro, quando tentou furtar um notebook. Uma moradora o abordou na portaria e conseguiu reaver o equipamento.

