Sarna humana em Maricá: escola municipal interrompe atividades após registro de casos; entenda!

Tempo de leitura: 5 min


O Jardim de Infância Municipal Maria de Lourdes Cruz Silva — conhecido como Tia Lurdinha — comunicou às famílias, na noite da última quarta-feira (12), a confirmação de seis casos de escabiose (sarna humana) entre alunos e funcionários. A unidade fica no Parque Eldorado, região central da cidade e atende, entre seus estudantes, a filha mais nova do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT).

Segundo a direção, o comunicado, que inicialmente seria enviado na manhã seguinte, foi antecipado devido ao grande volume de dúvidas registradas ao longo do dia. A escola informou que a Secretaria de Educação e o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) estão acompanhando a situação de perto e participaram de uma reunião para alinhamento das medidas já adotadas e das próximas ações.

Medidas adotadas pela escola

De acordo com a nota enviada aos responsáveis, a unidade já vem realizando ações para contenção da doença, tais como: Higienização de todos os ambientes; uso de desinfetantes Lysol/Lysoform em spray e líquido; lavagem de roupas de cama e materiais têxteis com secagem em alta temperatura e outras medidas preventivas internas.
Além disso, foi agendada para quinta-feira (13/11) uma higienização completa da escola, realizada por empresa especializada. Na sexta-feira (14/11), a escola informou que haveria uma limpeza geral dos ambientes, também conduzida por equipe terceirizada.
Por esse motivo, o local não teve aula nos dias 13 e 14 de novembro. As atividades devem retornar na segunda-feira (17/11). A direção afirmou que todas as ações seguem critérios técnicos e visam garantir a segurança e o bem-estar de alunos e profissionais.

Casos recorrentes em escolas de Maricá

Casos de escabiose vêm sendo registrados em diferentes unidades da rede municipal, o que tem gerado preocupação entre pais e servidores. O tema foi discutido na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última quinta-feira (13/11), quando parlamentares de oposição cobraram uma posição do governo diante do aumento de notificações em escolas e creches.

O líder do governo na Câmara, vereador Hadesh (PT), negou que exista surto na cidade ou na rede de ensino e apresentou dados oficiais sobre a redução de casos ao longo dos anos.
“Em 2020, nós tivemos 6.984 casos de escabiose no município de Maricá. Em 2021, 6.760. Em 2022, 5.517. Em 2023, 4.050. Em 2024, 2.544. E até agora, em 2025, 1.156 pessoas tiveram nos postos de saúde. Então, não tem surto em escola, surto na cidade”, afirmou o parlamentar.

Apesar da declaração, o assunto continua mobilizando pais, conselhos escolares e trabalhadores da Educação.

O que é escabiose

A escabiose, conhecida como sarna humana, é uma infestação causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. O parasita deposita ovos na pele, provocando lesões e coceira intensa. A transmissão ocorre principalmente por contato direto prolongado com pessoas infectadas ou pelo compartilhamento de roupas, toalhas, roupas de cama e objetos pessoais.

Os sintomas podem surgir com maior frequência nas seguintes áreas: Entre os dedos; Palmas das mãos; Axilas; Aréolas; Genitais

O tratamento deve ser orientado por profissionais de saúde, podendo envolver medicamentos tópicos ou orais. É importante ressaltar que animais domésticos não transmitem a versão humana da doença. Cães e gatos são afetados por outros tipos de ácaros, que não se multiplicam na pele humana.

Prevenção

Entre as medidas recomendadas para reduzir o risco de transmissão estão: Evitar contato direto com pessoas infectadas; Não compartilhar roupas, toalhas ou objetos pessoais; Buscar atendimento médico ao surgir coceira intensa ou lesões suspeitas; Orientar pessoas próximas a se avaliarem quando houver diagnóstico confirmado no ambiente familiar.
A Vigilância em Saúde de Maricá informou que segue acompanhando as escolas municipais e reforçando orientações de prevenção.





Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/11/16/sarna-humana-em-marica-escola-municipal-interrompe-atividades-apos-registro-de-casos-entenda.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *