a história real de Poliana e qual crime ela cometeu (chocou até pedófilos…); entenda

Tempo de leitura: 5 min
Mariana Ruy Barbosa, que interpreta Suzane, e Letícia Tomazella, que vive Poliana — Foto: Reproduções


A série “Tremembé”, que estreou na última sexta-feira no Prime Video ficcionalizando a convivência dos criminosos mais famosos do Brasil na penitenciária homônima no interior de São Paulo, joga luzes sobre uma detenta que não está no mesmo grau de fama de outras retratadas, como Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen. Atrás das grades, Poliana, vivida pela atriz Letícia Tomazella, vira amiga de Suzane (Marina Ruy Barbosa) mas é desafeto de outra criminosa do presídio, Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), condenada pelo assassinato da enteada Isabella Nardoni.

  • ‘Tremembé’: Saiba mais sobre o triângulo amoroso entre Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Sandrão
  • + ‘Tremembé’: quem é Duda, detento que viveu romance com Cristian Cravinhos em presídio famoso

Poliana é inspirada em Luciana Oldberg. Em 2013, ela foi condenada a 29 anos de prisão depois de filmar os abusos sexuais sofridos por suas irmãs gêmeas, de apenas três anos. O crime envolvia ainda o marido dela, proprietário de uma academia de boxe, e um aluno, com quem o casal mantinha um relacionamento a três. As crianças eram dopadas com tequila e violentadas. O material era compartilhado em fóruns de pedofilia. Os três foram presos após um participante de um desses grupos denunciar o caso.

Na cadeia, Luciana, que cumpria pena de 29 anos, e Suzane se aproximaram. O irmão de Luciana, Rogério Olberg, chegou a ter um relacionamento com Suzane.

Abaixo, saiba quem são outros personagens da série

Sandra Regina Ruiz Gomes foi condenada a 27 anos de prisão em 2003 pela participação no sequestro e assassinato de um vizinho, o menino Talisson Vinicius da Silva Castro, de 14 anos, morador da periferia de Mogi das Cruzes (SP) . Outras três pessoas estiveram envolvidas no crime, inclusive o ex-namorado dela, Valdir Ferreira Martins.

Houve um pedido de resgate inicialmente de R$ 40 mil e depois fechado em R$ 3 mil, pago pela família. Mesmo assim, Sandrão, na época com 20 anos e conhecida como Galega, e seus comparsas mataram o adolescente com um tiro na cabeça. Na época do julgamento, ela confessou a participação, mas disse ter sido obrigada a fazê-lo.

Segundo reportagens da Folha de São Paulo em 2014, época em que Sandrão apareceu na mídia pela primeira vez por causa da união com Suzane, a sequestradora foi a responsável pelas ligações para a família de Talisson. Quando o corpo do menino foi encontrado, ele estava amordaçado com uma echarpe feminina (possivelmente de Sandra, disse a polícia, na época, segundo o jornal paulistano), com punhos e tornozelos amarrados e um saco preto na cabeça.

Em fevereiro de 2011, após agredir um agente penitenciário, ela foi transferida para Tremembé. Tinha fama de “barra pesada”, de acordo com a Folha, mas participava ativamente da programação social da casa de detenção na função de mestre de cerimônias de, por exemplo, concursos de beleza.

Em fevereiro de 2015, Sandrão conseguiu a autorização para o regime semiaberto. Hoje, já separada de Suzane, segue no regime aberto, com uma vida discreta, sem notícias a seu respeito.

Letícia Rodrigues como Sandrão em ‘Tremembé’ — Foto: Divulgação

A atriz que interpreta Sandrão em “Tremembé” é Letícia Rodrigues, de 35 anos. Roteirista e bailarina, ela tem uma carreira dedicada majoritariamente ao teatro. Ela mantém o espetáculo solo autoral “116 Gramas”, em que discute gordofobia desde 2023.

Quem é Duda, detento que viveu romance com Cristian Cravinhos

Ricardo de Freitas Nascimento, mais conhecido como Duda, era filho de um policial e tinha 26 anos quando foi condenado por assalto à mão armado e levado para Tremembé. Na série, ele é interpretado pelo ator João Pedro Mariano.

Na mesma ala dos irmãos Cravinho, primeiramente ele se aproximou de Daniel, que trabalhava no setor de marcenaria do presídio e o ajudou doando uma porta de armário para o novato. Depois, Duda arrumou o espaço dos irmãos e se aproximou ainda mais da dupla, segundo narração do jornalista Ullisses Campbell no livro “Suzane: assassina e manipuladora”, que inspirou a produção.

Mais próximos, Cristian e Duda iniciaram um relacionamento amoroso marcado por intensas crises de ciúme. A relação acabou quando Cristian foi cumprir pena em regime semiaberto.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/11/04/tremembe-a-historia-real-de-poliana-e-qual-crime-ela-cometeu-chocou-ate-pedofilos-entenda.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *