Ferroport leva Projeto “Guardiões do Bairro” com temática sobre meio ambiente, educação e prevenção sobre dengue nas escolas públicas

Tempo de leitura: 6 min


A “sala de aula” será o palco para o projeto teatral “Guardiões do Bairro”, que leva a mensagem de saúde e cidadania a escolas públicas de Campos dos Goytacazes (RJ), entre os dias 4 e 7 de novembro, por meio de um espetáculo infantil itinerante e totalmente gratuito, destinado a estudantes de 6 a 12 anos.

Sobre o Ministério da Cultura:Serviço:

A iniciativa cultural foi concebida para disseminar conhecimentos essenciais sobre sustentabilidade, saúde pública e meio ambiente para crianças em diversas regiões. O foco principal está na prevenção de doenças transmitidas por insetos vetores como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária e doença de Chagas.

Com o objetivo de prevenir infecções propagadas pelo Aedes aegypti e outros vetores, o projeto demonstra como pequenas alterações nos hábitos diários, alinhadas à sustentabilidade, geram impactos positivos na saúde humana e ambiental. Além de  ressaltar a importância da vacinação como ferramenta de proteção individual e coletiva.

A peça, com duração de 45 minutos e classificação etária livre, é encenada por quatro atores. A trama se inicia quando uma menina descobre que sua cidade está sob alerta vermelho por causa da dengue. Motivada a alertar outras crianças e a população, ela transforma seu quarto em um estúdio e lança a websérie “Guardiões do Bairro”, contando com a inusitada ajuda de seu almofadão, do gato Peteca e da boneca Ricota. O espetáculo mescla realidade e fantasia para ensinar, de forma envolvente e lúdica, sobre a identificação dos mosquitos, o papel da imunização, o cuidado com ambientes domésticos e o conceito de desenvolvimento sustentável.

Estudos acadêmicos demonstram a relevância dessa abordagem por meio da educação como uma das estratégias mais eficientes na prevenção da dengue. Uma pesquisa do Programa Saúde na Escola, publicada pela Revista Saúde em Debate (Fiocruz, 2022), indicou que ações conjuntas e atividades lúdicas aumentam o conhecimento e a adesão da comunidade a medidas preventivas. Na mesma linha, o UNICEF (2024) destacou que, embora o público geral reconheça a importância de evitar água parada, apenas programas educativos contínuos e que envolvam toda a comunidade conseguem transformar esse saber em hábitos diários.

Esses resultados reforçam a importância de projetos como “Guardiões do Bairro”, que unem arte, ensino e cidadania para construir uma nova geração mais consciente e comunidades mais saudáveis.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Guardiões do Bairro” tem produção da Cia ODU, apoio da Komedi Projetos e SSP Produções, patrocínio da Ferroport e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

“A Ferroport desenvolve diversas ações e práticas voltadas para a manutenção de um ambiente limpo e saudável em suas operações. Essas iniciativas contribuem para o bem-estar interno da empresa, e servem de exemplo para serem adotadas nas cidades, promovendo uma sociedade mais harmônica, sustentável e saudável. Cuidar do meio ambiente e manter a cidade limpa são atitudes fundamentais para evitar a proliferação de mosquitos, preservar a beleza urbana e garantir a qualidade de vida da população. Acreditamos que, por meio da educação e da cultura, é possível disseminar esses valores, fortalecendo o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável e a harmonia social”, afirma Edenilson Sanches, Gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

Sobre a Ferroport: A Ferroport é responsável pela operação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Em atividade desde 2014, ocupa a terceira posição entre os terminais privados do país.

Saiba mais em: https://ferroport.com.br

Sobre o Ministério da Cultura:

Principal ferramenta de fomento à cultura no Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e diversas outras formas de expressão cultural, abatendo o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também amplia o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados devem oferecer contrapartidas sociais — como a distribuição gratuita de ingressos e a promoção de ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criada em 1991 pela Lei nº 8.313, a iniciativa é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

“Guardiões do Bairro” em Campos dos Goytacazes (RJ)

Escola Municipal Clovis Tavares

Rua Allan Kardec, 0 – Parque Esplanada

Dia 4/11/2025, às 09h e 14h

Escola Municipal Wilson Batista

Avenida Campista, S/N – Parque Guarus

Dia 5/11/2025, às 09h e 14h

CIEP 144 Brizolão Professora Carmem Sylvia Carneiro

Avenida Profa. Carmem Carneiro – Parque Eldorado

Dia 6/11/2025, às 09h e 14h

Escola Municipal José do Patrocínio

Rua Henrique Guieton, S/N – Pq Santa Maria

Dia 7/11/2025, às 09h e 14h

 



Com informações da fonte
https://mancheterj.com/ferroport-leva-projeto-guardioes-do-bairro-com-tematica-sobre-meio-ambiente-educacao-e-prevencao-sobre-dengue-nas-escolas-publicas/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *