Cláudio Castro convida ministro Alexandre de Moraes para acompanhar ações da segurança

Tempo de leitura: 2 min

Em meio às fortes repercussões da operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou ter convidado o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitar o estado e acompanhar de perto o trabalho das forças de segurança. O convite foi feito durante uma reunião com representantes do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, realizada na quarta-feira (29), conforme informou a colunista Daniela Lima, do portal UOL.

De acordo com participantes do encontro, Moraes teria aceitado o convite e deve ir ao Rio até o fim da próxima semana.

𝗥𝗶𝗼 𝘀𝗼𝗯 𝘁𝘂𝘁𝗲𝗹𝗮 𝗱𝗼 𝗦𝘂𝗽𝗿𝗲𝗺𝗼

O Rio de Janeiro está sob tutela do STF em razão de uma ação que estabelece limites para a atuação das polícias estaduais em operações realizadas em comunidades. O processo — relatado pelo ministro Alexandre de Moraes — busca conter abusos, reforçar a transparência e criar mecanismos de controle nas ações policiais.

Com ampla experiência na área de segurança, Moraes — ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, ex-promotor do Ministério Público e ex-ministro da Justiça — já conquistou maioria no Supremo para implementar diretrizes mais rígidas às forças estaduais do Rio, especialmente em operações de grande porte que envolvem risco à população civil.

𝗔𝘃𝗮𝗹𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼

O ministro deve avaliar se houve falhas na condução da operação que resultou no maior número de mortes já registrado no estado — realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense.

Segundo o governo estadual, a ação tinha como objetivo prender líderes de facções criminosas e apreender armas de grosso calibre. No entanto, o saldo inédito de mortos reacendeu o debate sobre a política de segurança pública no Rio e os limites da força policial em territórios vulneráveis.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *