A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, apresentou nesta terça-feira (21) o projeto “Maria da Penha vai às salas de aula”, uma ação integrante do Programa Vozes por Elas. A iniciativa é realizada em parceria com as secretarias de Educação e de Segurança Cidadã e tem como objetivo fortalecer o debate sobre o enfrentamento à violência de gênero e doméstica dentro das escolas da rede municipal.
De acordo com a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas, o projeto foi idealizado para promover conscientização e transformação social por meio da educação. “A escola é um espaço de formação cidadã e, por isso, é fundamental que temas como igualdade de gênero e combate à violência sejam debatidos desde cedo. A informação é uma ferramenta poderosa para romper ciclos de violência”, destacou Ingrid.
A iniciativa reconhece a escola como espaço fundamental de acolhimento, como destacou a orientadora educacional Thaís Marquês, da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro. “A escola é um lugar de afeto e de proteção. Discutir os direitos das mulheres dentro desse ambiente é essencial, porque acolhe não só crianças e adolescentes, mas também adultos que buscam segurança e orientação”, afirmou.
A coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, Érica Castro, reforçou a importância da atuação integrada entre diferentes áreas da gestão municipal:
“Nosso grupamento de ronda escolar está presente diariamente nas unidades de ensino, e levar esse tema para as escolas é essencial para formar uma geração consciente de que a violência não pode ser aceita em nenhuma circunstância. Trabalhar a empatia e o respeito desde cedo é o caminho para uma sociedade mais segura e humana”, destacou.
Para o coordenador pedagógico Douglas Barboza, o projeto coloca Maricá como referência entre os municípios brasileiros ao integrar temas como machismo e igualdade de gênero ao cotidiano escolar.
“É uma iniciativa pioneira. Como homem e educador, sinto a responsabilidade de falar sobre o machismo e contribuir para romper com essa cultura de violência. É dentro das escolas que começamos a construir uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, afirmou.
Atendimento especializado 24h
A Prefeitura de Maricá reforça que a Casa da Mulher oferece acolhimento e atendimento psicossocial, jurídico e social para mulheres em situação de violência. O espaço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados, com equipe técnica composta por advogado(a), assistente social e psicólogo(a).
Serviço:
Casa da Mulher de Maricá
Atendimento 24h – inclusive fins de semana e feriados
Telefones para contato e emergências:
Guarda Municipal: 153
Plantão: (21) 96809-1516
Central de Atendimento à Mulher: Disque 180