O Challenger Series (CS) de Saquarema já entrou para a história do surf com a classificação da francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, para a elite da categoria. Agora, ela é a pessoa mais nova a ter uma vaga no principal torneio da modalidade. A qualificação mostra como, cada vez mais cedo, atletas precisam de suporte para competir em alto nível. Isso depende de uma série de profissionais, que fazem um espetáculo nos bastidores para os surfistas darem um show nas águas.
Em busca da onda perfeita: Mundial de Surfe de Saquarema está garantido até 2028
Segurança Pública em debate: Maricá e Saquarema ampliam atuações da Guarda Municipal
No Centro Municipal de Treinamento de Surf, da Prefeitura de Saquarema, por exemplo, são cerca de 40 profissionais que dão o máximo para fazerem os atletas se concentrarem no surf. Márcio Monteiro, o Peruca, coordenador do centro, destaca que há diversos profissionais trabalhando com o surf, mas não são atletas.
“Para que um atleta possa competir, é necessário o apoio de muita gente. Não são apenas os surfistas que trabalham com o surf. Há um leque bem grande de oportunidades. No centro, há segurança, nutricionista, preparador físico, assistente social, técnico, monitor, instrutor. Um surfista precisa de todas essas pessoas para chegar lá, no Circuito Mundial”, explica Monteiro.
O Centro Municipal de Treinamento de Surf existe há cerca de três anos com um projeto inovador. A iniciação conta com cerca de 100 jovens com idade entre 10 e 20 anos oriundos, prioritariamente, de escolas públicas da cidade e com famílias em vulnerabilidade social. Já a formação serve para os 20 atletas, com idade entre 10 e 24 anos, que competem no Brasil e em outros países. Os futuros esportistas contam até com aulas de inglês e têm as suas performances analisadas em vídeo.
Nesta quinta-feira, eles foram até a praia de Itaúna, onde conheceram a surfista portuguesa Yolanda Hopkins, que garantiu pela primeira vez na história uma lusitana na elite do Mundial.
“As praias são incríveis e eu gosto muito desse tipo de ondas. E eu estava a dizer o povo é incrível. Da maneira que eles ficam envolvidos com o surf, significa muito para nós, como atletas, ter esse de inspiração e motivação aqui fora d’água. E nós conseguimos sentir mesmo quando estamos a surfar na água”, elogiou Yolanda.
Depois das fotos e da tietagem com a portuguesa, os aspirantes a surfistas profissionais do centro de treinamento fizeram exercícios na academia montada no local, como parte das instalações disponíveis para o público do Challenger Series, sob os olhares atentos do treinador, Arthur Máximo.
“É muito importante um atleta ter uma equipe multidisciplinar para dar um apoio para ele, como ocorre no centro de treinamento. Isso dá uma base para ele de confiança e de preparo, não só físico, mas também mental. Esse time contribui para o atleta evoluir”, explica.
A equipe multidisciplinar do CT, por exemplo, precisa atuar em conjunto. Uma das funções de Máximo é ter atenção ao comportamento dos esportistas. Quando nota algo de anormal em um atleta, entra em contato Luciana Crescencio, a psicóloga do centro de treinamento.
“Muitas vezes, eu estou presente no treino. Mas uma parte importante do meu trabalho é estar em diálogo com os meus colegas do centro. Falo muito com o técnico e o foco é fazer os atletas estarem prontos para lidar com a pressão. Se forem mais novos, por exemplo, é comum que não saibam as próprias emoções. Só que eu trabalho com cada atleta de um modo diferente, dependendo do que é necessário”, explica a psicóloga.
“No CT, a gente tem tudo o que um atleta precisa, desde a preparação física até a alimentação. Isso ajuda na carreira de um atleta”, destaca Davi Figueiredo, de 16 anos, um dos atletas do centro. “Eles estão sempre nos lapidando, a gente tem muito suporte, com todo o que é necessário para as nossas viagens. A gente sente que a gente tem mais facilidade para ser surfista profissional, porque a vontade a gente já tem”, conclui a atleta Carolina Francely, de 13 anos, que sonha em competir pelo mundo deslizando nas melhores ondas.
Initial plugin text
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/cidades/saquarema/noticia/2025/10/saquarema-forma-nova-geracao-de-surfistas-com-apoio-de-equipe-multidisciplinar.ghtml
Saquarema forma nova geração de surfistas com apoio de equipe multidisciplinar

Nenhum comentário