Os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) partem para Santiago, no Chile, onde participarão da Assembleia Geral Extraordinária da Panam Sports, organizadora dos jogos Pan-Americanos de 2031. Neves e a vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan (PV) embarcam na noite desta terça-feira (07). Na sequência, vai o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere (PSD), que desembarca na capital chilena na quarta-feira (08). Paes será o último a chegar, na quinta-feira (08), véspera da cerimônia de abertura do envelope, que acontecerá na manhã de sexta-feira (10).
A candidatura conjunta de Rio e Niterói tem apenas a paraguaia Assunção como adversária, que tenta pela segunda vez sediar o evento. Na primeira, para o Pan 2027, foi desclassificada devido à precariedade de sua infraestrutura urbana.
O principal legado dos jogos aqui seria a construção da tão aguardada linha 3 do metrô, que ligaria Rio, Niterói e São Gonçalo a partir da Praça Quinze.
Com Paes e Cavaliere fora, Caiado assume a Prefeitura do Rio
Se na apresentação da candidatura, em Asunción, a trupe incluiu o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), agora será a vez do vice Cavaliere acompanhar os chefes dos executivos. Com isso, Caiado assume brevemente o comando da cidade.
Comissão julgadora do Pan-Americano fez vistorias em equipamentos e instalações no Rio e Niterói
Há poucos dias, o prefeito de NIterói e a vice-prefeita estiveram em Santo Domingo (República Dominicana), para conhecer a estrutura criada para sediar os Jogos Centro-Americanos e do Caribe no ano que vem, 2026. Semana passada, uma comissão da Panam fez uma vistoria em diversos pontos de interesse dos jogos, como a Vila Olímpica construída para as Olimpíadas 2016, Parque Olímpico da Barra, Velódromo, Maracanã e Parque Olímpico de Deodoro. A visita durou 48 horas e incluiu encontros com Paes e Neves.
Outra cidade brasileira que cogitava entrar na disputa era São Paulo, que, no dia da entrega oficial da candidatura Rio-Niterói, anunciou sua desistência e manifestou apoio às cidades fluminenses. Desde 2023, a capital paulista vinha demonstrando interesse em sediar o Pan 2031, mas, em nota, elogiou a infraestrutura dos dois municípios.