Iniciativa une a conscientização sobre o combate ao câncer, com o Outubro Rosa, e a campanha nacional de vacinação de crianças e adolescentes
As unidades da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda realizaram, neste sábado (4), o Dia D pela “Primavera Rosa” e de multivacinação, oferecendo coleta de preventivos, encaminhamento para mamografia e atualização da caderneta vacinal. Ao todo, as 46 unidades básicas de saúde funcionaram das 8h às 17h para atender a população.
Foram realizados 878 exames preventivos (Papanicolau), direcionados a mulheres de 25 a 64 anos, mas também disponíveis para todas que já iniciaram a atividade sexual. Já em relação aos encaminhamentos para mamografia, foram atendidas 117 mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos e 246 mulheres entre 50 e 69 anos.
Dentro da programação da “Primavera Rosa”, que segue até 19 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também intensificou a vacinação contra o HPV – vírus causador do câncer de colo do útero. A imunização em dose única beneficiou 47 jovens, entre meninos e meninas de 9 a 19 anos.
A secretária de Saúde, Márcia Cury, reforçou que o diagnóstico precoce continua sendo o maior aliado no tratamento eficaz do câncer de colo do útero e de mama.
“Quando identificado cedo, o câncer pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Nosso compromisso é garantir exame rápido, acolhimento e humanização”, destacou.
Campanha de multivacinação
Além da “Primavera Rosa”, Volta Redonda também antecipou o Dia D da multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Secretaria de Saúde promoveu a imunização de 319 pessoas desse público durante a ação deste sábado, totalizando 494 doses aplicadas.
Entre as vacinas aplicadas estavam: BCG (pólos), Hepatite B, Penta, VIP, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C/ACWY, Influenza, Covid-19 (pólos), febre amarela, tríplice viral, DTP, Hepatite A, Varicela e HPV.
A estratégia, que oficialmente ocorre entre os dias 6 e 31 de outubro em todo o país, foi adiantada no município para facilitar o acesso da população. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, a abertura das unidades no sábado ajudou famílias que não conseguem comparecer durante a semana.
“Houve uma boa adesão da população durante o Dia D, tanto na multivacinação quanto nas ações de prevenção do câncer do colo do útero e de mama.
Reforçamos que as ações não param: quem não pôde comparecer neste sábado deve procurar a Unidade de Saúde para o agendamento do Outubro Rosa e para a vacinação, que segue em demanda livre”, finalizou Milene.
Fotos: Geraldo Henrique / Secom-PMVR