Influencer é criticado por 'turismo de pobreza' ao 'sobreviver' em favela

Tempo de leitura: 4 min




Um influenciador australiano está no meio de uma polêmica ao ser acusado de “turismo de pobreza” depois de publicar um vídeo mostrando sua experiência em Dharavi, em Mumbai (Índia). O local é considerado uma das maiores favelas do país asiático, o mais populoso do planeta. Nas imagens, que viralizaram em redes sociais, Pete Z se exibe “sobrevivendo” em condições precárias, enquanto interage com moradores e enfrenta situações de risco, como tentativas de roubo. Internautas criticaram a iniciativa, chamando o conteúdo de sensacionalista e acusando o youtuber de explorar a pobreza para ganhar visualizações.
“Eu tentei sobreviver na ‘favela mais perigosa’ da Índia”, escreveu o criador de conteúdo, na legenda do polêmico vídeo.
A comunidade em questão é Dharavi, em Mumbai, uma das maiores favelas do mundo e a maior da Ásia, que ficou famosa no filme vencedor do Oscar de 2008, “Quem Quer Ser um Milionário?”.
O vídeo começa com imagens de uma mulher sendo assaltada antes de mostrar o australiano e sua amiga Ayushi, que o acompanha nessa experiência de “pauperismo turístico”.
Australiano Pete Z disse ter ‘sobrevivido’ na maior favela da Ásia, Dharavi (Índia)
Reprodução/Instagram
“Vamos ficar aqui por três dias”, anunciou Pete enquanto caminha por um emaranhado de vielas em Dharavi. “Então, isso aqui é realmente dentro da favela. Olha como esse espaço é apertado”, completou.
O youtuber chega ao local da sua estada — uma espécie de buraco com uma cozinha minúscula e uma escada que leva à cama beliche apertada onde ele vai dormir.
“Meu Deus, hora de ir dormir agora”, diz ele enquanto sobe na cama, rindo junto com Ayushi das condições precárias do lugar.
Na versão mais longa postada no YouTube, o “cosplayer da pobreza” aparece interagindo com moradores, incluindo um cafetão, e aparentemente escapando de algumas tentativas de roubo enquanto os locais avisam que é “uma má ideia” para estrangeiros ficarem ali.
O vídeo não agradou e os comentários dos internautas classificaram a experiência como sensacionalista e acusaram o influenciador de explorar a pobreza apenas para ganhar cliques.
Vista aérea de uma parte de Dharavi
AFP
Casebres em Dharavi, Índia, a maior favela da Ásia
AFP
Área de Dharavi, no coração de Mumbai
Reprodução/Flickr
Moradora da favela de Dharavi, em Mumbai
AFP
“Dharavi não é um parque de aventuras”, criticou um internauta.
“Isso não é sobrevivência, é turismo de pobreza. Dharavi merece respeito”, escreveu outro.
“Ei, seu doido, eu sugeriria que você explorasse outros lados da Índia também. A maioria dos seus vídeos recentes só mostra áreas rurais de Mumbai. Como indiano, eu realmente acho que parte do seu público vai julgar o país inteiro baseado só nesse lugar que você mostrou”, protestou um terceiro.
“Isso é só racismo, propaganda odiosa. Você não precisa ter medo. Essas pessoas são pobres, mas não como nas favelas dos países ocidentais”, postou mais um.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/10/influencer-e-criticado-por-turismo-de-pobreza-ao-sobreviver-em-favela.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *